Dia 30 de junho terá 1 segundo a mais, mas o que isso pode causar?

1 min de leitura
Imagem de: Dia 30 de junho terá 1 segundo a mais, mas o que isso pode causar?

Você já deve ter visto várias fontes afirmando que o dia 30 de junho de 2015 seria o dia mais longo do ano. Isso acontece porque o último minuto desta data contará com um segundo a mais, algo necessário para que os relógios atômicos sejam sincronizados com a rotação correta da Terra — você pode entender melhor os motivos disso por esta matéria que fizemos no começo do ano.

Mas será que esse segundo a mais no dia 30 de junho pode causar algum problema? É claro que a sua vida não vai mudar e os astros não vão se confundir — pode continuar confiando no seu horóscopo. Mas os computadores e outros eletrônicos sincronizados com relógios atômicos e oficiais podem realmente passar por alguns problemas durante a mudança.

As possíveis consequências

Como os relógios marcam 23:59:60 nesta data, alguns computadores podem "se perder" e precisar de reinicializações. Quando isso acontece com servidores maiores, é bem possível que vários sites fiquem fora do ar durante alguns minutos, até que tudo seja normalizado novamente. Em 2012 (última vez em que isso aconteceu), sistemas inteiros de Foursquare e LinkedIn, por exemplo, ficaram instáveis.

Mas há diversas empresas que já estão se prevenindo. De acordo com o The Next Web, a Google e a Amazon adicionaram milissegundos no decorrer das últimas semanas para que os servidores não sentissem diferenças bruscas. Apesar de todas essas previsões, há muitos resultados que só saberemos na prática. Será que o seu PC vai travar totalmente ou vai passar ileso pelo segundo extra de hoje?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.