Por que mesmo após a limpeza de disco alguns arquivos temporários permanecem?

1 min de leitura
Imagem de: Por que mesmo após a limpeza de disco alguns arquivos temporários permanecem?

Quando um programa é desinstalado do computador, você imagina que todos os arquivos de sistema relacionados a ele são eliminados de uma vez por todas, correto? Entretanto não é bem isso que acontece e, muitas vezes, essa é uma ação tomada pelo sistema operacional que visa aumentar a sua segurança.

Por que eles não são apagados?

Arquivos temporários

Os arquivos temporários, por padrão, permanecem em uma pasta específica pelo prazo de 7 dias e, somente após esse período são eliminados por completo. Essas informações são mantidas simplesmente porque o sistema operacional não sabe se precisará delas ou não, numa eventual referência de sistema.

Você pode eliminar boa parte dessas informações executando a função "Limpeza de Disco", nativa do Windows. Contudo, ainda assim provavelmente alguns arquivos sobrarão em uma pasta temporária, juntando-se a documentos de registro indesejados.

É possível alterar essas informações?

Localizando o registro

Sim, modificar o prazo de armazenamento dos arquivos é uma das opções para diminuir o volume de arquivos temporários. No entanto, a Microsoft deixa claro antes das modificações que essa opção pode, em alguns casos, prejudicar o desempenho do sistema. Por isso, antes de alterar essas informações, é recomendável criar um ponto de restauração no sistema.

Como apagar arquivos com menos de 7 dias?

Você pode configurar o prazo mínimo para que os arquivos temporários sejam excluídos alterando essa informação no Registro do sistema. Para acessá-lo vá até o menu Iniciar e digite o comando regedit.

Localizando a subpasta

Em seguida, encontre a seguinte subpasta:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\
Explorer\VolumeCaches\Temporary Files

Dentro da pasta "Temporary Files" localize o arquivo “Last Acess” e dê um duplo clique sobre ele. Uma nova caixa de diálogo será aberta. O campo “Dados de valor” conterá o número “7”. Ele corresponde à quantidade de dias que as informações permanecem armazenadas.

Alterando as informações

Não é recomendável deixar um número inferior a “3” neste campo. Clique em “Ok” para salvar as modificações.

.....

Essas alterações, somadas à limpeza de disco, garantem que o sistema operacional obtenha um melhor desempenho, armazenando menos arquivos inúteis e mantendo a sua base de dados sempre limpa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.