Phase Change: seu processador rodando a -40 °C

5 min de leitura
Imagem de: Phase Change: seu processador rodando a -40 °C

Raras são as vezes em que uma montadora de computadores ganha destaque em meio a uma feira como a CES. O motivo geralmente consiste na falta de inovação, pois tais marcas apenas usam componentes de outras fabricantes para vender computadores de alto desempenho.

Todavia, em 2012 tivemos uma grande surpresa vinda da Origin PC. A companhia conhecida por comercializar PCs focados nos mercados gamer e entusiasta surpreendeu a todos com um computador que traz um processador operando a 5,7 GHz.

Ampliar (Fonte da imagem: Divulgação/Origin PC)

A surpresa, no entanto, não está na frequência absurdamente elevada, mas no tipo de refrigeração utilizada. A montadora está prestes a lançar o Phase Change, sistema que promete temperaturas abaixo de 0 °C. Para esclarecer um pouco sobre essa tecnologia, o Tecmundo entra em ação, mostrando a você todos os detalhes desta incrível máquina.

Uma configuração que roda Crysis!

A Origin PC não divulgou todos os detalhes sobre o novo computador que vai comercializar. Contudo, sabe-se que essa supermáquina trará processador Intel Core-i7 2700k, modelo de altíssimo desempenho. Essa CPU faz um estrago sem quaisquer configurações, porém, a montadora impressiona ao oferecer o chip com overclock configurado de fábrica.

(Fonte da imagem: Divulgação/Intel)

O aumento na frequência para 5,7 GHz gera um ganho de desempenho de até 62%. Isso significa que não importa qual jogo você pensa em executar, pois esse processador deve dar conta dos games lançados nos próximos dois ou três anos.

Você talvez ache essa CPU um bocado exagerada para jogos, mas, na verdade, a Origin PC criou tal máquina justamente para gamers, não para a execução de programas de edição de vídeo. Os componentes de alto custo e alto desempenho são propositais, justamente porque a companhia pretende oferecer o máximo em tecnologia para consumidores que desejam adquirir o que há de melhor sem ter que se incomodar em montar e configurar um PC.

(Fonte da imagem: Divulgação/EVGA)

Outro detalhe revelado é quanto ao processamento gráfico. Para trabalhar em conjunto com a CPU, a Origin PC permite que o consumidor adicione diversas placas de vídeo. O computador exibido durante a CES 2012 contava com quatro placas EVGA GTX 580, que combinadas fornecem um desempenho absurdamente alto, capaz de rodar até Crysis 2 e qualquer outro jogo que você imagine.

E o tempo de vida?

Ao ver um processador configurado em tal frequência, muitas pessoas podem questionar quanto à redução no tempo de vida. Na realidade, apesar do valor impressionar, a história é um pouco diferente e vamos explicar o porquê da CPU operar normalmente e durar quase a mesma coisa.

Ainda que a alteração no clock reduza um pouco o tempo de vida dos transistores, tal modificação não interfere drasticamente nesse quesito. Existiria um real problema caso a voltagem fosse alterada, o que forçaria os componentes internos do processador a operar com tensões e temperaturas para as quais não estão preparados.

No caso do computador da Origin PC, o overclock não é feito com a alteração da tensão, mas com a mudança no multiplicador do FSB. Assim, existe um aumento significativo de temperatura, porém, não há muita exigência dos transistores. Quanto ao probleminha com o calor excessivo, a montadora adotou uma tecnologia especial, chamada Phase Change.

Como funciona o sistema Phase Change

A tecnologia Phase Change não é muito nova. A Thermaltake, por exemplo, já criou um sistema muito parecido há três anos. Apesar de não ser novidade, o dispositivo da Origin PC tem alguns diferenciais, como a capacidade de manter a temperatura da CPU abaixo de 0 °C. Confira um vídeo capturado pela equipe do site Engadget.com:

O nome Phase Change foi adotado devido ao modo como esse sistema funciona. Ele aproveita o mesmo composto diversas vezes, alterando o estado físico do líquido refrigerante. Assim, o sistema transporta a substância de um lado para o outro, modificando o estado de líquido para gasoso e vice-versa. Entenda como é o funcionamento básico desse sistema:

  1. Um compressor localizado na parte inferior do gabinete transforma um gás refrigerante em um líquido volátil;
  2. Uma bomba desloca o líquido por um tubo isolante até o vaporizador;
  3. O vaporizador fica posicionado acima do processador, onde a pressão é reduzida e o líquido retorna para a forma gasosa, absorvendo energia térmica;
  4. Então, o gás aquecido retorna até o compressor, onde um novo ciclo começa. Assim, a energia térmica é removida a todo instante da CPU e transferida para os demais elementos do sistema de refrigeração.

A Origin PC não relata qual substância é utilizada no sistema de refrigeração. Alguns sites relataram a possibilidade de uso de nitrogênio líquido, contudo, acreditamos que a montadora tenha aderido um líquido refrigerante apropriado, como o R134a. Esse composto é conhecido como Tetrafluoretano, o qual já é utilizado em outros sistemas, inclusive na sua geladeira.

Temperatura, barulho e energia

O sistema Phase Change garante temperaturas próximas de -40 °C, ideal para manter sempre o alto desempenho. Mas será que uma temperatura tão baixa não afeta o funcionamento da CPU? Segundo a informação do representante da Origin PC, tal valor não prejudica o sistema, porém, o computador Genesis conta com proteções para que a temperatura não vá muito abaixo disso, nem muito acima.

Quanto ao barulho, você deve ter notado no vídeo acima que essa máquina opera com um alto nível de ruído. Mesmo com a tampa do gabinete devidamente encaixada, o computador tende a produzir muito barulho devido ao funcionamento das quatro placas gráficas e do sistema de refrigeração. O Genesis com sistema Phase Change consome muita energia, ou seja, custa caro manter esse PC ligado.

O preço condiz com a tecnologia

Como você bem deve saber, os computadores da Origin PC têm valores variáveis conforme a configuração montada pelo consumidor. O preço inicial do computador Genesis é US$ 1.337. Já o Genesis com processador Intel Core-i7 2700k com overclock e o sistema de refrigeração deve custar a partir de US$ 4.499 — ao menos é o que informou o site Engadget.com.

Enfim, chega ao mercado um computador para ditar as novas regras de alto desempenho. Quando essa incrível máquina for lançada, você poderá adquiri-la, visto que a Origin PC realiza entregas no Brasil. Talvez nenhum brasileiro compre, mas, ao menos, podemos sonhar, afinal, não é preciso pagar nada para isso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.