Arte digital: Truque secreto do Facebook permite 'converter fotos em texto'

1 min de leitura
Imagem de: Arte digital: Truque secreto do Facebook permite 'converter fotos em texto'

Um truque secreto do Facebook foi descoberto e revelado por um usuário do Twitter e tem chamado muita atenção. Basicamente, há uma função na rede social que permite a você transformar qualquer imagem postada em uma espécie de “arte em texto”, em que caracteres do padrão ASCII substituem os pixels para formar a foto.

É interessante notar que o mesmo vale para as postagens no Instagram, mas, nessa rede social, é um pouco mais complicado conseguir o efeito desejado. Segundo o “descobridor” da função, você tem que adicionar “.txt” ou “.html” no fim da URL direta da foto (aquelas que terminam em JPG).

Com essa primeira opção, você consegue uma imagem feita em preto e branco. Na segunda, alguns caracteres ficam coloridos para representar melhor a imagem. Confira alguns exemplos.

Como fazer a sua foto

Não é exatamente fácil conseguir uma foto desse tipo no Facebook, e muito mais complexo no Instagram. No Facebook, você pode clicar com o botão direito do mouse, salvar a foto em seu PC e, na seção de itens baixados do seu navegador, copiar o link de download. Agora, coloque esse link em uma nova guia sem dar Enter. Veja se essa URL contém o termo “.jpg” do meio para o fim, e delete qualquer coisa que esteja depois disso. No lugar desses caracteres excluídos, você deve adicionar “.txt” ou “.html”.

Pelo que percebemos, nem todas as fotos conseguiram ser transformadas com esse método, e quanto mais “lixo” estiver no fim da URL de download depois da extensão JPG, menores são as chances de você conseguir a transformação.

Outra possibilidade é inspecionar o código da página e tentar encontrar a URL da imagem. Pelo que parece, somente dessa forma é que se consegue transformar as fotos do Instagram.

Você já conseguiu transformar alguma foto do Facebook em “arte de texto” com aquele truque secreto? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.