Fica a dica! Saiba como utilizar 8 funções “escondidas” do Snapchat

4 min de leitura
Imagem de: Fica a dica! Saiba como utilizar 8 funções “escondidas” do Snapchat
Imagem: Mashable

O Snapchat é um aplicativo que tem uma relação de ame ou odeie. A proposta do utilitário é, ao mesmo tempo, similar à de muitos outros e diferente de tudo o que você já viu. Esta rede social de fotos conquista o público mais jovem e é amplamente utilizada no mundo todo.

Contudo, você sabia que há funções que só são ativáveis através de mutretas? Neste mini, vamos listar oito opções que existem no app, mas que não são tão evidentes para o usuário. Caso você conheça mais alguma que não inserimos nesta seleção, coloque a sua sugestão nos comentários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1 – É possível utilizar dois filtros de uma só vez

Os filtros do Snapchat são legais e há opções bem distintas. Contudo, você sabia que existe uma gambiarra que possibilita a utilização de dois efeitos diferentes na mesma foto? Inserir dois marcadores distintos exige um pouco de malabarismo com os dedos. Para adicionar o primeiro destaque visual, faça o que você sempre faz: deslize a foto e escolha qual quer utilizar.

Agora, para utilizar o segundo, você precisa manter um dedo pressionado na foto e deslizar com outro dedo a tela. Isso habilita o segundo efeito na imagem, mas requer um certo trabalho e prática.

2 – Torne a sua conta mais segura com ativação de dois passos

Atualmente, o esquema de segurança por dois passos de ativação se tornou um recurso importante para qualquer aplicativo. Para habilitar a função, basta ir nas configurações, selecionar “Verificação de login” e digitar um número de celular válido.

Dessa forma, sempre que você tentar entrar na sua conta do Snapchat, terá que inserir um código enviado por SMS. Portanto, é mais difícil que outras pessoas tenham acesso ao seu login.

3 – Altere o nome dos seus contatos no chat

Algumas nomenclaturas são confusas e difíceis de memorizar. Além disso, nomes semelhantes podem gerar confusão e você pode acabar mandando a mensagem para a pessoa errada – e ninguém deseja isso, não é mesmo? Portanto, caso queira, é possível mudar o nick dos seus contatos. Em outras palavras, é como um apelido que só você vai ver, igual ao WhatsApp.

Para fazer isso, basta clicar no menu hambúrguer (aquele com três listras) e encontrar a lista de amigos. Neste ponto, você deve segurar o dedo no contato desejado até que uma janela apareça na tela. Dessa forma, apenas clique no ícone de configurações e selecione “Editar nome”. Se você colocar no começo os caracteres “a_” ou “a.” antes do nome, você deixará este contato no início da lista, criando um atalho de acesso rápido.

4 – Economize os seus dados móveis

Essa opção é semelhante ao recurso do WhatsApp que impede que as mídias sejam baixadas automaticamente no seu smartphone enquanto você estiver usando a internet móvel (3G ou 4G). Caso não queira consumir a sua franquia rapidamente, você pode desabilitar o download automático de snaps também.

Para ativar o recurso, vá nas configurações e procure a aba “Serviços adicionais”. Quando encontrá-la, selecione “Gerenciar” e ative o “Modo Viagem”. A partir de agora, é você quem seleciona qual conteúdo será baixado.

5 – Utilize Lenses antigos

Lembra-se dos Lenses que possibilitavam que você vomitasse arco-íris ou que se transformasse em um espírito maligno? Bom, eles já foram retirados em atualizações recentes do Snapchat para darem lugar a novos efeitos. Entretanto, você sabia que há como ativar os antigos Lenses?

Para fazer isso, basta ir nas configurações do aparelho e alterar a data manualmente, trocando-a para os dias em que os Lenses estavam habilitados no Snapchat. O de arco-íris, por exemplo, entrou no dia 15 de setembro. Porém, vale ressaltar que você deve ativar novamente a data e hora automática para que o sistema não sofra com problemas de sincronização.

6 – Adicione novos amigos localmente

Quem nunca se deparou com aquela situação em que queria adicionar um grupo de amigos que conheceu em um passeio ou balada, mas só de pensar no trabalho de pesquisar um por um já sentiu preguiça?(Sem ponto) Fique tranquilo, pois, se todas as pessoas estiverem no mesmo local e conectadas na mesma rede WiFi, você pode encontrá-los na opção “Adicionar por proximidade”.

7 – Utilize emojis como filtros

Sabe os emojis que você coloca para enfeitar as fotos? Eles podem ser úteis para agirem como “filtros secretos” nas suas fotos. Basta selecionar um deles, dar zoom e posicionar as nuances da borda da figura para adicionar uma cor com baixa opacidade na fotografia. É um pouco complicado, mas você pode entender melhor neste videotutorial:

8 – Ative a câmera noturna

O modo de captura de imagens para ambientes escuros é ativado automaticamente no Snapchat. Entretanto, você sabia que é possível forçar a ativação? Para fazer isso, basta tampar a câmera com os dedos ou com algum objeto escuro. Ativar o modo de câmera noturna pode ser útil em situações em que é preciso captar mais luz, mas o app não reconhece isso.

Você conhece alguma boa dica para usar o Snapchat? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.