Social Dub: rede social brasileira promete ser o novo Orkut

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Social Dub: rede social brasileira promete ser o novo Orkut

O Orkut foi encerrado oficialmente no final do mês de setembro. Apesar de o Facebook ser a rede social mais utilizada atualmente, é preciso dizer que o serviço da Google ainda morava no coração de muitos brasileiros — mesmo que o volume de acessos tivesse caído tanto nos últimos anos. Não é à toa que milhões de pessoas ainda se sentem órfãs daquela que foi a primeira grande rede social a chegar ao Brasil.

É claro que nós não podemos trazer o Orkut de volta, mas há como ter de volta toda a experiência que consagrou a rede social. E isso tudo acontece em um sistema totalmente criado por brasileiros e que está avançando rapidamente pelo país. Estamos falando do SocialDub, um serviço que mescla algumas das principais funções da extinta rede social e um mensageiro bem parecido com o também saudoso MSN Messenger.

Recursos diretamente do Orkut

Como já dissemos, o SocialDub traz diversos recursos diretamente da rede social mais amada pelos brasileiros na década passada. Isso significa que é possível interagir em comunidades destinadas aos mais diversos assuntos — lembrando que os textos podem ser enfeitados com muita facilidade ao serem inseridos pequenos códigos HTML, da mesma maneira que acontecia no Orkut.

Nos perfis pessoais, ainda é possível enviar recados de uma maneira bem similar aos scraps para os amigos — e isso também oferece o mesmo suporte HTML das mensagens em comunidades. O mesmo vale para os depoimentos, que podem ser deixados de uma maneira mais duradoura que recados comuns. Sentindo saudades dos GIFs animados? Pois saiba que eles estão liberados no SocialDub.

Os álbuns de fotografias que podem ser criados no SocialDub também vão fazer você relembrar os tempos de Orkut. De uma maneira bem simples, qualquer usuário pode enviar diversas imagens para que seus amigos possam visualizar. Também é possível enviar comentários para as fotografias enviadas à rede social — outra influência do Orkut.

Apesar de o SocialDub afirmar ser mais voltado ao “Orkut Clássico” do que ao “Novo Orkut”, ele também apresenta temas que podem ser escolhidos pelos usuários. Por enquanto são 12 disponíveis — verde claro, azul claro, vinho, laranja, preto, azul escuro, goiaba, verde, rosa, roxo, amarelo e rosa com estrelas —, sendo que mais temas serão adicionados futuramente.

Com o melhor do FB

É importante mencionar também que existe um setor do SocialDub que foi inspirado totalmente no Facebook. Trata-se do feed de atualizações, onde ficam concentradas todas as ações que os usuários e seus amigos enviam para a rede social. Por lá é possível ter acesso às fotografias enviadas recentemente, textos, links e tudo mais. Por meio de um rápido atalho é possível escolher se você deseja ver todas as atualizações ou somente as suas, por exemplo.

Vale dizer ainda que é possível comentar tudo o que acontece neste feed de atualizações, assim como é possível clicar em “Gostei”, para mostrar ao criador que você achou aquele conteúdo interessante — funcionando exatamente como o “Curtir” encontrado no Facebook.

Também para os fãs do MSN Messenger

Outro recurso bem interessante que está presente no SocialDub é o SocialDub Messenger. Ele se diferencia dos mensageiros de redes sociais por ser muito mais parecido com softwares independentes — apesar de ser executado totalmente dentro do serviço. Basta ver o screenshot abaixo e você perceberá que ele é inspirado em um aplicativo que também fez muito sucesso por anos.

Reconheceu a similaridade? Quem pensou no MSN Messenger está certo! O SocialDub Messenger funciona de uma maneira bem similar ao que era apresentado pelo software da Microsoft. É possível trocar mensagens, enviar links, vídeos do YouTube e muito mais. Vale dizer que este recurso ainda está em fase de testes, mas os desenvolvedores garantem que ele já é totalmente funcional.

Como se cadastrar?

Se você quiser se cadastrar no SocialDub, pode fazer isso rapidamente e de maneira totalmente gratuita. Você precisa acessar este link e em seguida decidir se prefere fazer o cadastro a partir de uma conta totalmente nova ou se prefere conectar o SocialDub ao seu Facebook. A opção é feita na página de acesso do serviço de uma maneira bem simples.

Uma rede social brasileira

O SocialDub foi criado pro brasileiros e pretende se manter no mercado daqui, trazendo justamente os recursos que tanto agradaram ao público do Brasil durante vários anos. Segundo os desenvolvedores, já existem mais de 75 mil usuários cadastrados, sendo que o serviço está em funcionamento desde o mês de setembro. E aí, vai dar uma chance para o SocialDub?

Este publieditorial foi patrocinado pelo SocialDub

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.