Coub: mistura russa de GIF com Vine quer ganhar o mundo

1 min de leitura
Imagem de: Coub: mistura russa de GIF com Vine quer ganhar o mundo
Imagem: Coub

O próximo site que virará moda na internet pode sair das terras geladas da Rússia — ao menos se depender da quantidade de dinheiro envolvida e do potencial para criar conteúdos virais. Trata-se do Coub, um site de vídeos que acaba de receber uma série de investimentos que totalizam US$ 2,5 milhões e deixam o projeto pronto para embarcar para o resto do planeta.

O site foi criado em 2012 por Anton Gladkoborodov e já havia recebido US$ 1 milhão para começar a decolar. O novo investimento veio dos cofundadores do VK.com, uma espécie de Facebook da Rússia.

Não há jeito melhor de explicar o funcionamento do site do que na prática. Por isso, confira algumas produções que bombaram nos últimos dias por lá:

Logo de cara, semelhanças com o Vine são inevitáveis: clipes curtos que podem ser tocados várias vezes. No caso do serviço russo, entretanto, você pode adicionar uma música que toque enquanto ocorre a repetição (que também é vantagem em relação ao GIF), e o trabalho é descrito como uma "remixagem".

Coub quem?

Tudo o que você precisa fazer é pegar um vídeo de curta duração — dez segundos — e inserir um fundo musical para reproduzir junto com o clipe, que toca em um looping infinito.

É possível subir vídeos de diversos formatos ou postar o link para um clipe do YouTube e, em seguida, cortar a seção que entrará em looping. É possível compartilhar o resultado em qualquer rede social.

Você pode criar um Coub por este link e conferir no site oficial quais as montagens mais recentes ou populares.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.