Post de Bolsonaro é sinalizado por conter informações falsas

1 min de leitura
Imagem de: Post de Bolsonaro é sinalizado por conter informações falsas
Imagem: Carta Capital

Na última segunda-feira (26), o Facebook e Instagram sinalizaram uma postagem do presidente Jair Bolsonaro após identificar conteúdo com informação falsa. No vídeo, é possível observar um homem comparando manchetes de notícias em português e espanhol no jornal El País sobre o discurso de Bolsonaro no Fórum Econômico Mundial, em Davos, no ano de 2019.

O narrador do vídeo afirma que o título da notícia em espanhol indicaria que Bolsonaro teria "animado" investidores com sua fala, comparando o tom jornalístico da manchete em português, que diz que o atual presidente do Brasil os teria "decepcionado".

Após a análise da Agência Lupa, foi constatado que o narrador se confundiu com um falso cognato, termo que define palavras que se assemelham tanto na grafia quanto na pronúncia em dois diferentes idiomas, mas apesar disso possuem significados diferentes. No caso em questão, "animar" em espanhol significa "incitar alguém a tomar uma ação".

Ao clicar na postagem, é possível ver um aviso do Instagram, com uma opção para entender mais sobre o decisão de sinalizar o conteúdo por conter informações falsas. Na página dedicada, a Agência Lupa explica com ainda mais detalhes: "Além disso, o vídeo em questão é de 2019. Bolsonaro nem sequer participou do Fórum Econômico Mundial em 2021. Por causa da pandemia, neste ano, o evento foi realizado online."

Além disso, o caso já teria sido esclarecido há pelo menos dois anos pela própria autora da notícia, Alicia González, em resposta a um tuíte de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) que questionava a "diferença" nos títulos: "Você está fazendo uma má tradução do espanhol, [é] um falso cognato. ‘Anima’ significa pedir [em espanhol], e não convencer", ela explica.

Bolsonaro, por sua vez,  escreveu na legenda da postagem: "Se você não lê jornal está sem informação, sê lê está desinformado."

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.