Snapchat lança 'Spotlight' para concorrer com TikTok

1 min de leitura
Imagem de: Snapchat lança 'Spotlight' para concorrer com TikTok
Imagem: Pexels

O Snapchat anunciou oficialmente nesta segunda-feira (23) a função 'Spotlight', desenvolvida para concorrer com o TikTok. Para acirrar a competição, a empresa deve distribuir um total de U$ 1 milhão para os criadores de conteúdo em destaque até o fim de 2020.

O Spotlight terá uma aba dedicada dentro do aplicativo do Snapchat. Ele promoverá seu uso da mesma forma que ocorre no aplicativo rival, contudo, com algumas mudanças feitas de acordo com seu público base. Definida como padrão, os 'spotlights' terão alcance limitado aos seguidores de usuário como configuração, podendo ser alterado para visualização pública de acordo com a preferência do perfil.

Os vídeos na plataforma devem ter até 60 segundos, não possuem seção pública de comentários e não podem conter marcas d'água — uma possível decisão contra os vídeos do TikTok. Com a medida, portanto, não será possível resgatar vídeos virais de outras plataformas para o Spotlight. Nesse sentido, o Snapchat promete um algoritmo para facilitar o sucesso dos vídeos, os exibindo para usuários que tenham interesse no assunto ou temas relacionados.

Interface do Spotlight, nova função do Snapchat. (Fonte: The Verge, Snapchat / Reprodução)Interface do Spotlight, nova função do Snapchat. (Fonte: The Verge, Snapchat / Reprodução)Fonte:  The Verge, Snapchat 

Para incentivar seu uso, o Snapchat distribuirá diariamente prêmios em dinheiro para os criadores de conteúdo que viralizarem em um dia, podendo ser acumulado de acordo com o número de dias em que o vídeo ficou em alta. O sistema de recompensa avaliará apenas o número de visualizações em um dia, ignorando seu número de seguidores. O valor total distribuído deve somar até U$ 1 milhão até o final deste ano.

A nova função 'Spotlight' chega ao Snapchat hoje (23) em 11 países selecionados, incluindo os Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Austrália. Ainda sem previsão de lançamento no Brasil, a ferramenta deve chegar em breve ao mercado nacional.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.