Como fazer denúncias no Facebook e se livrar de conteúdo impróprio

2 min de leitura
Imagem de: Como fazer denúncias no Facebook e se livrar de conteúdo impróprio

As redes sociais virtuais já se tornaram uma extensão de nossas vidas no mundo físico. Pessoas públicas, políticos e empresas têm usado cada vez mais a internet para trocar informações, expor opiniões ou mesmo dar esclarecimentos de uma forma que, há pouco tempo, só se fazia em contato direto ou por serviços de atendimento ao consumidor.

O Facebook é um dos sites mais populares e visados por órgãos reguladores. Por esse motivo, precisa oferecer ferramentas eficientes caso os usuários precisem reportar algum conteúdo ofensivo. Na página de ajuda da rede social, existe uma seção que explica o processo para realizar denúncias — para acessá-la, clique aqui. Caso queira partir imediatamente para a prática, veja o tutorial a seguir:

Como fazer denúncias no Facebook

1. Denunciando conteúdo impróprio ou ofensivo

Realizar denúncias é relativamente fácil. Ao se deparar com uma publicação ou comentário que você considera que deveria ser removido, siga os passos:

Fonte: Facebook/Divulgação

  1. Clique nos três pontinhos do lado direito da postagem;
  2. Selecione o motivo que o levou a denunciar o conteúdo (nudez, violência, assédio, notícia falsa, etc.);
  3. Clique em "Enviar". A próxima tela oferecerá outras opções, com o botão “Concluir” logo abaixo.

Dentro de alguns dias, o Facebook enviará uma resposta informando o que foi feito em relação à sua denúncia ou apenas fará um agradecimento pelo seu contato; em alguns casos, o conteúdo é excluído da rede social. Se você ficar muito tempo sem acessar o site, pode checar diretamente a “Caixa de Entrada de Suporte”.

2. Denunciando perfis falsos

Se você souber de um perfil falso querendo se passar por outra pessoa ou até por você mesmo, não perca tempo e o denuncie o mais rápido possível, antes que alguém seja prejudicado.

Fonte: Facebook/Divulgação

  1. Entre no perfil falso e clique nos três pontinhos do lado direito da imagem de capa;
  2. Clique em “Dar feedback ou denunciar esse perfil”;
  3. Selecione o motivo pelo qual o perfil está sendo relatado (fingir ser alguém, nome falso etc.).

Na parte inferior de cada janela de denúncia, há uma mensagem orientando o usuário a entrar em contato com as autoridades caso julgue que a situação se trata de algo mais grave ou urgente.

3. Denunciando um anúncio

Você pode reportar anúncios que considere impróprios, desinteressantes ou repetitivos, a fim de que não apareçam mais na sua timeline. Para isso, siga os passos:

Fonte: Facebook/Divulgação

  1. Clique nos três pontinhos do lado direito da propaganda;
  2. Entre as opções, selecione “Ocultar anúncio”;
  3. Em seguida, indique o motivo (irrelevante, repetitivo ou já comprado);
  4. Na tela seguinte, uma opção muito importante é sugerida: “Ocultar todos os anúncios…”; selecione-a e clique em “Concluir”. Dessa forma, todos os anúncios da empresa serão removidos da sua linha do tempo.

Se optar por denunciar o anúncio, o processo é parecido, apenas os motivos são alterados.

Algumas pessoas realmente se incomodam com o conteúdo que é publicado no Facebook e muitas vezes preferem excluir o contato, mesmo que seja um amigo de infância ou um parente. No entanto, com um pouco de experiência, é possível filtrar as postagens, sem a necessidade de excluir, bloquear ou deixar de seguir os seus contatos.

Ao clicar nos três pontos no canto superior direito de uma publicação, você também tem a opção de ocultá-la. Se as publicações ruins de determinado contato são resultado de uma má fase, é possível colocá-lo em modo de soneca por 30 dias. Assim, você não verá nada que for publicado pela pessoa em durante um mês.

Outro recurso interessante é bloquear determinadas páginas. Se você fizer isso, todo o conteúdo que for compartilhado por elas será ocultado da sua timeline.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.