Facebook vai agir contra fake news; mas só se incentivarem violência real

1 min de leitura
Imagem de: Facebook vai agir contra fake news; mas só se incentivarem violência real

Facebook ainda não conseguiu encontrar um equilíbrio ou uma linha editorial clara quando se fala no combate às notícias falsas ou conteúdo que pode levar à violência. A rede social anunciou nesta quarta-feira (18) que vai intensificar a busca e remoção pelas postagens de textos e imagens que levem à desinformação e tenham a intenção de desencadear ou exacerbar a violência.

Países como Myanmar, Sri Lanka e Índia têm feito duras críticas à rede social, que na semana passada se recusou a banir conteúdo do site de extrema direita InfoWars — conhecido por suas teorias de conspiração. Além disso, não pegou muito bem a declaração que Mark Zuckerberg fez sobre não excluir posts que negam o Holocausto.

"Há certas formas de desinformação que contribuíram para o dano físico, e estamos fazendo uma mudança de política que nos permitirá retirar esse tipo de conteúdo. Vamos começar a implementar a política nos próximos meses”, diz um porta-voz da companhia.

As novas ações terão apoio fundamental de várias organizações locais, que ajudarão a julgar melhor quais as publicações que podem representar ameaças. Aliás, elas já estariam sendo testadas desde o mês passado, quando foram deletadas fake news que acusavam muçulmanos de envenenar alimentos doados e vendidos à budistas. Com a ajuda de um grupo regional, que apontou a postagem como apoiadora de violência em potencial, o material foi removido.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.