Agora você vai poder usar o Snapchat para logar em outros apps

1 min de leitura
Imagem de: Agora você vai poder usar o Snapchat para logar em outros apps

Se tem uma lição que o Snapchat aprendeu nos últimos anos é que não adianta manter seu conjunto de aplicações isolado do resto do mundo. Afinal, ou companhias como o Facebook e o Twitter criam soluções parecidas (e até melhores) ou a rede social de mensagens efêmeras acaba perdendo a oportunidade de se espalhar com mais amplitude por aí. Por isso mesmo, a companhia vai mudar: a partir desta quinta-feira (14), ela vai abrir quatro novas APIs para interagir com desenvolvedores terceiros.

A primeira delas vai permitir que os usuários utilizem suas credenciais do Snapchat para logar em outros softwares. Uma outra, bem mais interessante, pode incluir conteúdo de outros apps diretamente no Snapchat Story.

Com a terceira você vai poder usar seu avatar Bitmoji em outros programas, como no chat do Tinder, e a última vai deixar os programadores utilizarem os vídeos e fotos de Snaps públicos para criar Stories em um app de terceiros ou em um site. Essas novidades já vinham sendo comentadas há algum tempo e finalmente deram as caras agora.

Snapchat

Esse pacote pode ajudar o Snapchat crescer, pois muita gente que visualizar as Stories em outros produtos podem querer se cadastrar. O uso do login também pode ser uma boa, para manter o pessoal que está na plataforma.

Outra lição aprendida com o Facebook

Liberar essas APIs com os dados de seus usuários para terceiros pode até não ser uma boa neste momento — justamente após o caso Cambridge Analytica. Várias outras gigantes da tecnologia entraram na mira dos cidadãos e dos governos e recentemente a nova lei de privacidade europeia, a GDPR, apertou o cerco nesse setor.

Contudo, a rede social também aprendeu outras lições com o Facebook. Suas APIs compartilham muito menos dados com os desenvolvedores e seu login, por exemplo, só dá acesso ao nome do usuário — nada de informações demográficas, a exemplo de idade ou localização. “Nós definitivamente não temos planos de sequer um dia tornar a lista de contatos disponível para os desenvolvedores”, adiantou o vice-presidente do Snapchat, Jacob Andreou.

Snapchat

A empresa acrescentou que planeja revisar manualmente todos os parceiros que usarem essas APIs. “Qualquer futura integração de aplicativos de terceiros do Snap Kit enviada para nós precisará passar por um processo de revisão e aprovação para garantir que sua integração funcione”, comentou um porta-voz, ao Recode.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.