Como usar a nova ferramenta Modo Retrato (Foco) do Instagram

1 min de leitura
Imagem de: Como usar a nova ferramenta Modo Retrato (Foco) do Instagram

O Modo Retrato, que até então estava disponível apenas no iPhone X, possibilitando aplicar tal efeito usando a câmera do aparelho, agora também está liberado para alguns dos usuários do Instagram. A nova função permite aos amantes da fotografia registrar seus momentos através do Stories na rede social, com foco em pessoas e objetos e desfocando as áreas de fundo e/ou as laterais automaticamente, simulando o efeito fotográfico boken. O novo recurso funciona tanto em selfies quanto em fotografias de pessoas.

Por enquanto, a novidade possui uma limitação que pode frustrar alguns usuários: a função Foco está disponível apenas para usuários de iPhones SE, 6s, 6s Plus e posteriores, além de alguns dispositivos Android que tenham suporte para tal recurso, disponível a partir da versão 39.0 na Google Play, versão que também corresponde à App Store.

Explorando o recurso Foco

A utilização do recurso Foco não possui muito mistério, tampouco complicações. Basicamente, o que você precisa fazer é:

Abrir o aplicativo do Instagram em seu aparelho, deslizar da esquerda para a direita para abrir a câmera (você também pode clicar no ícone da câmera no canto superior esquerdo para abri-la). Em seguida, deslize o rodapé da câmera até o modo Foco (ao lado de Superzoom):

1

Depois de ajustar a posição da câmera, pressione o botão de captura no centro inferior da tela (para iniciar uma gravação de vídeo, basta manter pressionado o botão de captura):

2

Se, por algum motivo, a câmera não conseguir identificar que há alguém ou algum objeto para focar, uma mensagem será exibida na tela informando que nenhum elemento foi encontrado.

A nova função também traz um fato interessante: a câmera consegue identificar mais de um elemento ou pessoa na foto para focar, borrando suavemente as bordas e o fundo da imagem. Depois, é só compartilhar em Sua história e mostrar aos seguidores o seu registro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.