Como não perder posts importantes de perfis do Instagram

1 min de leitura
Imagem de: Como não perder posts importantes de perfis do Instagram

Com a aplicação do algoritmo semelhante ao usado no Facebook, a ordem dos posts no Instagram mudou bastante, passando da exibição em ordem cronológica para o que seria mais relevante para você, segundo o app. Ainda assim, dá a impressão de que podemos perder alguma coisa.

Quem não gostou da mudança ainda não tem a opção para voltar à ordem cronológica. Mas, para ganhar mais controle do que é exposto, ou até mesmo para quem gosta de “stalkear” aquela pessoa especial, é possível receber uma notificação quando alguém que você segue faz uma publicação. Confira os passos abaixo:

Passo 1

Abra o Instagram e procure na lupa o perfil da pessoa ou da página cujo conteúdo você quer ter sempre acesso.

1

Passo 2

Toque nos três pontinhos no canto superior direito da tela, conforme a imagem.

2

Passo 3

Selecione a última opção, em que se lê “Ativar notificações de publicação”.

3

Pronto! Agora sempre que esse perfil fizer uma publicação, você receberá uma notificação, no mesmo local onde é informado sobre curtidas e comentários, em suas fotos (ícone coração). Caso haja desistência em acompanhar o conteúdo, basta ir pelo mesmo caminho e, no lugar de "Ativar notificações", você encontrá a opção "Desativar notificações".

Como funciona o algoritmo

A mudança foi definida em março de 2016, quando o critério das postagens passou a ter base em machine learning, a partir das preferências do que cada pessoa acessa na rede. Dessa maneira, como acontece no Facebook, cada feed é único e personalizado de acordo com seus gostos, perfil e hábitos. A principal justificativa dada na época é a de que as pessoas estavam deixando de acessar quase 70% do que era postado, no modelo antigo.

Para montar o seu feed, o algoritmo leva em conta mais do que os conteúdos que você mais acessa e assuntos que discute. Aquelas atualizações que forem mais populares e ganharem mais curtidas e destaque também são privilegiadas nesse ranqueamento. Para quem usa o Instagram como ferramenta de marketing, é uma dica importante. A velocidade em que um post ganha curtidas e compartilhamentos também afeta seu alcance de seguidores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.