Twitter para de verificar perfis depois de polêmica envolvendo neonazista

2 min de leitura
Imagem de: Twitter para de verificar perfis depois de polêmica envolvendo neonazista
Imagem: forward

Twitter verificou nesta semana o perfil de Jason Kessler, o homem que organizou a marcha neonazista em Charlottesville em agosto deste ano. O evento de suprematistas brancos terminou no assassinato por atropelamento de uma mulher que se manifestou contra o discurso de ódio sendo disseminado no local. Depois de muita polêmica envolvendo isso, a rede social parou de verificar perfis por tempo indeterminado.

A verificação de perfis do Twitter normalmente é entendida pelos usuários como um reconhecimento de importância ou de pessoa pública por parte da rede social. Isso faz com que perfis verificados tenham mais visibilidade, exibindo a estampa azul ao lado de seus nomes.

Kessler e seus seguidores neonazistas comemoraram a ação do Twitter, mas a rede social vem sendo duramente criticada, especialmente depois de ter refeito suas políticas de uso para proibir discurso de ódio. A verificação de Kessler, que publica mensagens quase que exclusivamente endossando racismo e preconceito contra outras minorias, é essencialmente o oposto do que a empresa prega em suas novas regras. Entretanto, é interessante notar que as novas regras entram em vigor apenas no dia 22 deste mês.

twitter

Seja como for, usuários já foram “punidos” perdendo seus símbolos de verificação por muito menos do que Kessler vem falando na rede social. Dessa maneira, usuários criticaram a ação do Twitter.

O ator e comediante Michael Ian Black perguntou se o Twitter valorizava mais usuários como ele ou como Kessler. “Verificar suprematistas brancos endossa a crescente ideia de que o site de vocês é uma plataforma para o discurso de ódio. Eu não quero desistir do Twitter, mas talvez eu tenha que fazer isso”, escreveu Black.

O escritor Simran Jeet Singh também se pronunciou. “Espero que vocês percebam que não é possível ser neutro quando o assunto é o nazismo. Verificar Jason Kessler é um ato político e também coloca vocês do lado errado da história”, comentou.

Em resposta, o Twitter admitiu que existe um problema com a verificação de personalidades, mas não assumiu que dar uma estampa azul para o neonazista foi um ato contrário a suas próprias políticas de uso.

“A verificação de perfis foi pensada para autenticar identidade e voz, mas é interpretada como um endosso ou indicador de importância. Nós reconhecemos que criamos essa confusão e precisamos resolvê-la. Nós pausamos todas as verificações de perfis gerais enquanto trabalhamos e vamos dar um retorno em breve”, diz a mensagem do perfil oficial da rede social.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.