Facebook testa Sets, compartilhamento de murais semelhante ao Pinterest

1 min de leitura
Imagem de: Facebook testa Sets, compartilhamento de murais semelhante ao Pinterest
Imagem: Pixabay

Já faz um tempinho que o Facebook vem tentando implementar uma funcionalidade que torna determinada seção da rede social em murais temáticos na linha do Pinterest. Agora, a companhia vem testando o Sets, que permite a você selecionar várias atualizações de status, fotos e vídeos para compartilhar em coleções ou para amigos específicos.

Rede social também avalia modo privado chamado de “Secret Sets”

“Estamos testando uma maneira das pessoas criarem conjuntos específicos de posts, fotos e vídeos apenas para os amigos que queiram seguir isso”, confirmou a empresa, em entrevista de um porta-voz ao TechCrunch.

Os beta-testers da novidade afirmam que a criação de conteúdo do Sets é bem parecido também a do Pinterest e vem inicialmente visível para todas as pessoas que seguem você, incluindo destaque no perfil e no News Feed. É possível, claro, dar aquele “unfollow” caso você não queira e um modo privado, batizado de “Secret Sets”, também está sendo avaliado.

Facebook Sets

O Sets seria uma boa forma de atrair pessoas que não gostam de se expressar de forma tradicional na Linha do Tempo e também pode servir melhor como repositório de ideias, já que isso facilitaria a consulta e a busca por assuntos, por exemplo. Além disso, o time de Zuckerberg teria mais nicho para monetizar.

Facebook Sets

Empreitadas anteriores

O Facebook vem tentando encontrar seu “próprio Pinterest” desde o Collections, em 2012, quando era até mesmo possível “pinar” conteúdo diretamente via botão “Collect” — funcionava como uma forma de “Lista dos Desejos”. Em abril deste ano, o Instagram lançou um recurso que permite a você colecionar o material em diferentes tipos de coleções.

Mais recentemente, a rede social liberou função para você seguir determinados tópicos na News Feed e atualizações específicas de status ou de álbuns fotográficos. Dado o bom histórico da companhia em suas tentativas de mimetizar concorrentes, é bem possível que o Sets venha a se tornar algo rentável. A novidade, por enquanto, não está liberada para a maioria dos usuários e países e não há previsão de estreia oficial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.