Chega de vergonha! Aprenda como apagar tweets antigos de uma vez só

2 min de leitura
Imagem de: Chega de vergonha! Aprenda como apagar tweets antigos de uma vez só

Quem nunca teve vergonha do que já escreveu no passado, com publicações constrangedoras nas redes sociais? Bem, o Twitter parece ser o antro das mensagens embaraçosas, já que, até mesmo posts inconvenientes dos famosos são tirados do fundo do baú e retuitados.

Mas e como evitar tudo isso e deletar, de uma vez por todas, seus tweets antigos? Seguindo esses passos, você poderá se livrar de uma possível vergonha alheia no futuro.

Iniciando os trabalhos

Para começar, você deve baixar a ferramenta Twitter Archive Eraser, do programador Martani Fakhrou, neste link. O TecMundo recomenda o download da versão portátil, assim, com apenas alguns cliques você já consegue rodar a aplicação.

Uma captura de tela

Com o programa executando, marque a primeira caixa da aplicação, que permite ao sistema receber suas informações. Nota: de acordo com o criador, esses dados serão coletados apenas para fins estatísticos, como o número de tweets apagados.

Caso você deseje deletar também suas mensagens diretas (DMs), selecione a caixa inferior (abaixo do botão Sign In). Clique em “Sign In” para prosseguir.

Uma captura de tela

Ao selecionar o botão de login, você será redirecionado para uma página de autenticação do Twitter. Clique em “Autorizar”. Logo em seguida, aparecerá um código com sete números. Copie-o e cole dentro da aplicação

Uma captura de tela

Apagando tudo

Após inserir o código, você vai ter disponíveis três opções: deletar tweets, excluir favoritos/curtidos e apagar mensagens diretas. Como o objetivo aqui é sumir com as publicações antigas, clique em “Delete Tweets”.

Uma captura de tela

Como o app consegue visualizar seus tweets somente com um arquivo disponibilizado pela própria rede social, o programa pede que você acesse seu histórico de atividades através do link twitter.com/settings/about.

Para isso, basta abrir o site e escolher a opção “Pedir arquivo do Twitter” na seção “Seu arquivo do Twitter”. Eles então vão enviar seu histórico para sua caixa de email. Confira-o e baixe-o (essa ação pode demorar alguns minutos).

Uma captura de tela

Volte ao programa e clique em “Load/add Twitter archive files”. Selecione então o arquivo baixado (em formato .zip). Atenção: pela aplicação ainda estar em fase de testes, pode ser que haja erros. Ou seja, caso não abra, repita os passos novamente.

Uma captura de tela

Ao carregar os tweets, selecione os anos desejados para apagar.

Quase lá

Agora é a hora! O programa retorna para você uma janela com todos os seus tweets ativos, suas respectivas datas e horas, além de um link para eles.

Você pode também filtrar tweets por palavras e retweets. Com isso, selecione apenas as publicações que deseja realmente apagar. Caso você seja mais radical, marque tudo.

Uma captura de tela

Em seguida, clique em “Erase selected tweets” e selecione “OK”. Ele começará a apagar e pode demorar um pouco, dependendo da quantidade de tweets. Lembre-se: essa ação NÃO pode ser revertida.

Ao concluir, clique em “No thanks”, feche a aplicação e pronto!

Uma captura de telaAntes da limpeza (esquerda) e depois da limpeza (direita)

Passos extras

Para aumentar sua segurança, recomendamos que você siga estes passos extras para que nenhum vestígio do uso do programa fique em suas redes.

Para isso, acesse a página de aplicações de sua conta no Twitter e procure pelo “Martani Archive Eraser”. Selecione “Revogar acesso”.

Uma captura de tela

Além disso, em seu computador, vá até o gerenciador de programas e desinstale a aplicação “Twitter Archive Eraser”.

Pronto! Agora você pode ficar tranquilo, sem passar vergonha com seus tweets antigos e sem perigo de virar meme.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.