Como ativar a verificação em dois fatores no Facebook, WhatsApp e Instagram

2 min de leitura
Imagem de: Como ativar a verificação em dois fatores no Facebook, WhatsApp e Instagram

Quando o assunto é segurança, você já deve ter lido sobre um recurso bastante utilizado pelos principais sites e serviços da internet: a autenticação em dois fatores. Como o próprio nome já diz, trata-se de um mecanismo que, após confirmar seu acesso com login e senha, verifica em uma segunda vez seus dados para ter certeza de que é você quem está tentando acessar sua conta.

Facebook, WhatsApp e Instagram são alguns dos aplicativos que já oferecem esse recurso, e o processo de ativação é bem simples: basta que você configure os apps. O uso da autenticação dupla é o mesmo para as três ferramentas: você recebe um código SMS, que, por sua vez, precisa ser informado para prosseguir no acesso ao seu perfil. Veja abaixo como habilitar a opção nas redes sociais.

Facebook

1. Abra o aplicativo do Facebook e toque no ícone de menu, no canto superior direito. Desça a tela e vá em "Configurações da conta" e depois em "Segurança e login".

2. Na janela seguinte, toque em "Use autenticação de dois fatores" e habilite o recurso "Autenticação de dois fatores".

3. Na nova página, clique em "Iniciar configuração" e, depois, em "Continuar" para receber uma mensagem de texto e confirmar que você está adicionando o recurso ao seu celular. Aqui, é necessário ter um telefone associado ao seu perfil; então, caso ainda não tenha um número cadastrado, adicione um de sua preferência.

Pronto. O app vai pedir que você insira novamente a senha da sua conta no Facebook. A última etapa exige que você digite o código SMS de seis dígitos recebido no celular. A partir daí, toda vez que você digitar o login e a senha para acessar o Facebook no smartphone ou no computador, a rede social enviará um código único via mensagem de texto para dar continuidade.

WhatsApp

1. Abra o WhatsApp no seu celular e clique no ícone de três pontinhos no canto superior direito da tela. Vá em "Configurações" e depois em "Conta".

2. Toque em "Verificação em duas etapas" e, na tela seguinte, toque em "Ativar".

3. O aplicativo vai pedir que você crie um código pessoal com seis dígitos, que será usado posteriormente para confirmar que você registrou seu número de telefone no WhatsApp. Também será solicitado que você digite um email para recuperação de conta, caso você se esqueça de seu PIN.

Feito isso, a verificação em duas etapas é concluída com sucesso.

Instagram

1. Abra o Instagram e vá até o seu perfil. Depois, clique nos três pontinhos, no canto superior direito da tela, para abrir o menu de configurações.

2. Agora, toque em "Autenticação de dois fatores" e marque a caixa "Exigir código de segurança". Clique em "Adicionar número". Se você já tiver um número adicionado, basta clicar em "Ativar" e esperar o recebimento do código de segurança.

3. Na próxima janela, digite o número do seu telefone, incluindo o prefixo +55 (código do Brasil), DDD da sua cidade e, por fim, o número completo. Toque na seta azul, no canto superior direito, e confirme seu telefone para concluir o processo.

Pronto. Você receberá um código de segurança via SMS, o qual deve ser digitado para completar a autenticação em dois fatores. Caso você não receba a mensagem de texto, é recomendado que você faça uma captura de tela dos seus códigos de reserva para utilizar uma das sequências informadas pelo Instagram.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.