4 easter eggs do Facebook

2 min de leitura
Imagem de: 4 easter eggs do Facebook

Os easter eggs (ovos de páscoa) é como são conhecidas as brincadeiras e surpresas que ficam escondidas dentro de sites, jogos e programas. O nome para esses enigmas foi realmente inspirado na Páscoa — em que os ovos de chocolate sempre possuem algumas surpresas dentro deles.

E, para mostrar como o Facebook também pode te surpreender (mesmo você achando que conhecia praticamente todas as funções da rede social), o site Buzzfeed fez uma lista com alguns dos easter eggs mais interessantes da comunidade de Mark Zuckerberg — indo desde um perfil com idioma pirata à “cabeça” de um dos engenheiros da rede social, que pode “invadir” a janela de qualquer bate-papo. Confira:

1 – De cabeça para baixo

Com muitas frases de cabeça para baixo, o desafio é entender o que está escrito (Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)
Além de possuir vários idiomas, o Facebook oferece uma versão em inglês pouco comum — o “English Upside Down” que, como o próprio nome sugere, coloca tudo de cabeça para baixo. Assim, basta ir no ícone de configurações da conta e selecionar esta opção no tópico “Idioma” para que a maioria das frases e itens do seu perfil deem uma “guinada” de 180 graus.

2 – Facebook pirata

Não tem como negar: os engenheiros realmente se divertiram com as configurações de idioma do Facebook. Agora, além de deixar tudo de cabeça para baixo, você também pode ativar em seu perfil o “English (pirate)” — uma linguagem que o “Capitão Jack Sparrow” entenderia claramente.

O Facebook ajuda a despertar o pirata que há em você (Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Na própria página das configurações da conta, é possível ver como os itens seriam classificados por um pirata: “Nome” se torna “Cap’n Name” (nome do capitão), “Nome de usuário” vira “Pirate Name” (nome pirata) e “E-mail” se tranforma em “E-bottle” (algo como “e-garrafa”, fazendo referência ao costume antigo de enviar mensagens por uma garrafa no mar).

3 – A cabeça de Christopher Putnam

Chris Putnam invadindo o bate-papo (Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Na janela do bate-papo do Facebook, digite “:putnam:” (sem as aspas). O resultado é a miniatura de uma cabeça que você pode até achar que pertença ao Justin Bieber, mas, na verdade, é a imagem de Christopher Putnam — um dos principais engenheiros de software do Facebook, responsável por comandar uma das equipes da empresa.

4 – Colocando miniaturas no bate-papo

As fotos dos seus amigos podem aparecer em miniaturas no bate-papo (Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Ainda em uma janela do bate-papo do Facebook, coloque o nome de usuário de um dos seus amigos em colchetes duplos — “[[exemplo]]” (sem as aspas) — e aperte "Enter". O resultado é uma foto em miniatura da pessoa mencionada. É importante lembrar que este easter egg só funciona se você utilizar o nome que aparece na URL do perfil — como em “www.facebook.com/manolo.baixaki” você apenas usaria o “manolo.baixaki”. Ainda não sabemos a completa utilidade disso (mas não deixa de ser algo divertido).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.