Conheça TBot, o robô capaz de traduzir as suas conversas feitas através do Windows Live Messenger

2 min de leitura
Imagem de: Conheça TBot, o robô capaz de traduzir as suas conversas feitas através do Windows Live Messenger

O TBot é, em resumo, um robô criado com o propósito de ajudar os usuários do Windows Live Messenger a se comunicar com falantes nativos de outros idiomas.

A princípio o TBot foi desenvolvido através do Windows Live Agents, porém com a descontinuidade do serviço, seus desenvolvedores tiveram que criar o TBot 2 Alpha. Mas uma coisa não mudou com a nova versão: o TBot continua a realizar suas traduções através do “Bing Translator”, o tradutor da Microsoft.

Um robô sem corpo?

Pode ser que você não saiba, mas nem todo robô possui uma forma física, provavelmente a maioria. Isso porque “robôs” também podem ser programas de computador, dotados com Inteligência Artificial, capazes de realizar tarefas além da capacidade humana, tanto pela velocidade de sua execução, quanto pela quantidade de vezes que tal tarefa é repetida. Esse tipo de robô pode ter diversas utilidades, podendo ser utilizados para o bem ou para o mal.

Geralmente, quando usado para o bem eles possuem funções de teste, como testar a velocidade de resposta de algum serviço na internet, ou mesmo realizar tarefas de tradução (o caso do TBot). Porém para o mal a utilização desses robôs é extensa, podendo variar desde um “bot” em um jogo online, até robôs responsáveis por mandar spams “pra Deus e o mundo”.

Como se usa o TBot?

A primeira coisa a ser feita é adicionar o email “mtbot@hotmail.com” em sua lista de contatos do Windows Live Messenger.

Adicionando o TBot

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Feito isso, bastará abrir uma conversa com “TBot 2 Alpha”, enviar uma mensagem qualquer e esperar uma resposta igual esta da figura abaixo.

Escolhendo a língua de origem

Agora, escreva “12” e envie para definir a sua língua de origem como português, em seguida escolha uma das línguas na imagem abaixo e envie seu respectivo número para fazer com que tudo digitado em português seja traduzido para ela. Por exemplo, português (12) para inglês (5). Caso você queira mudar as línguas de origem e destino, envie a mensagem “tbot change” e redefina ambas (lembre-se de que a língua de origem é aquela na qual você digita, enquanto a de destino, aquela na qual as traduções do TBot são enviadas).

As línguas suportadas

Terminadas as configurações, basta digitar/colar uma frase qualquer para traduzi-la para a língua de destino. Confira na imagem abaixo um exemplo do funcionamento do TBot.

Traduzindo para o japonês!

Note que o TBot ainda está em fase alfa de testes, ou seja, ele ainda apresenta muitos erros de programação. Por exemplo: você definiu a tradução como “português / inglês”, mas ao enviar mensagens em português elas voltam em português. Outra coisa que poderá acontecer é a sua mensagem ser traduzida para a língua errada. Para resolver os problemas citados a solução é ter paciência. Não funcionou na primeira tentativa? Continue até dar certo!

Além disso, as traduções ainda não são de uma qualidade tão boa, pois são extremamente literais. Porém, o TBot continua sendo uma ajudar enorme caso você não saiba falar nada na língua para a qual está traduzindo!

O que você achou do TBot? Gostaria de compartilhar sua opinião conosco? Então comente!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.