Japão desenvolve óculos que bloqueiam softwares de reconhecimento facial

1 min de leitura
Imagem de: Japão desenvolve óculos que bloqueiam softwares de reconhecimento facial
Imagem: VICE

Softwares de reconhecimento facial podem ser um verdadeiro pesadelo para quem é neurótico por privacidade. Imagine caminhar por um shopping e ter câmeras por todos os lados identificando quem você é em questão de segundos. Bizarro, não? Felizmente, se tudo der certo, em breve será possível comprar óculos que bloqueiam a ação dessa tecnologia.

Cientistas do Instituto Nacional de Informática do Japão (NII) estão desenvolvendo um par de “óculos de privacidade” capaz de invalidar praticamente qualquer software de reconhecimento facial disponível atualmente no mercado. Batizado de Privacy Visor, o gadget não possui qualquer tipo de componente eletrônico: ele simplesmente usa um tecido especial, costurado em um padrão específico, para absorver e refletir luz.

Com isso, câmeras de vigilância, de celulares e até mesmo webcams convencionais são incapazes de focalizar no rosto do usuário, impedindo sua identificação. É um conceito bem diferente do primeiro protótipo do Privacy Visor, que empregava luzes LED de altíssimo brilho para literalmente “cegar” o sistema de reconhecimento. O objetivo do NII é colocar o produto no mercado até junho do ano que vem, pelo preço sugerido de US$ 240 (cerca de R$ 830).

Você sente sua privacidade invadida pelos softwares de reconhecimento facial? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.