Cortana, Siri ou Google Now: qual deles você prefere e usa?

4 min de leitura
Imagem de: Cortana, Siri ou Google Now: qual deles você prefere e usa?

Nos últimos anos, a presença de assistentes de voz passou a ser um dos grandes destaques no mundo dos smartphones. Consumidores de todas as idades e perfis passaram a querer os recursos em seus aparelhos — principalmente pelas possibilidades de interação de alto nível prometidas pelas fabricantes. Mas você saberia dizer qual dos principais assistentes existentes hoje é o melhor de todos?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Será que o Google Now do Android é o melhor? Ou a Siri da Apple é a mais completa de todos? A Cortana usada no Windows — e com suporte para outros sistemas — seria a mais opção avançada? Hoje, trouxemos uma rápida comparação entre os recursos para que seja possível responder a essas questões e definir: qual dos assistentes pessoais para smartphones é o melhor da atualidade?

O que todos têm em comum?

Um dos grandes pontos de encontro entre todos os assistentes está no fato de que eles são criados para um entendimento contextual. Isso significa que eles não são usados apenas para a realização de buscas com palavras-chave, mas podem entender questões mais complexas e trazer respostas diretamente a isso. Também é preciso dizer que todos são integrados a seus sistemas operacionais — com exceção da Cortana quanto utilizada no Android ou no iOS.

Se compararmos as versões originais em inglês, há integração bem mais avançadas. Além de pesquisas por voz e demonstração de informações de tempo, também há dados sobre trânsito, notícias e lembretes baseados em localização. Confira agora mesmo um pouco mais sobre cada uma das possibilidades.

Google Now

O assistente da Google é um dos mais utilizados em todo o mundo e a razão disso é bem clara: ele está no sistema operacional mais usado no mundo. O Google Now funciona de um modo bem interessante na versão norte-americana e em smartphones mais poderosos, mas há algumas limitações que podem ser sentidas pelos usuários da versão em português.

Em muitos momentos, as interações com o assistente retornam apenas resultados do Google, não havendo grande profundidade no uso de aplicativos de terceiros. Outra questão está na falta de lembrança contextual do recurso. Por exemplo: quem utiliza o serviço para fazer duas perguntas correlatas, precisa especificar muito bem as duas para ter respostas completas.

Na versão norte-americana, isso não acontece. Nesse caso, você pode perguntar algo sobre um filme, por exemplo, e depois apenas complementar o questionamento — pois o contexto do primeiro resultado é levado em consideração.

Um dos grandes destaques positivos do Google Now está em sua integração direta aos serviços da Google. Assim, os usuários podem fazer pesquisas dos mais diversos temas, adicionar itens às agendas do Google Calendar e também levar rapidamente busca de endereços até o Google Maps.

Cortana

A assistente pessoal da Microsoft é compatível não apenas com os smartphones com Windows Phone ou Windows 10 Mobile, mas também com computadores equipados com o Windows 10. Dessa forma, praticamente qualquer dono de aparelhos com o sistema da Microsoft pode fazer suas interações por voz de uma maneira bem contextual e dinâmica. Infelizmente, isso ainda não vale para os brasileiros, pois a Cortana em português ainda não está disponível (março, 2016).

Analisando a versão norte-americana, podemos notar que há uma grande promessa para o futuro. A Cortana é capaz de interagir com os usuários de uma maneira bem completa e contextual, mas não se limitando a informações obtidas em buscadores. “Programada com humor”, a assistente é capaz de entender algumas piadas e responder com tom jocoso a várias interações.

Existe uma certa integração com apps de outras fabricantes, mas isso ainda é bastante limitado — principalmente pelo fato de que as próprias desenvolvedoras precisam ampliar as possibilidades. Vale dizer também que existem algumas instabilidades quando os consumidores tentam fazer buscas internas em seus dispositivos, pois é comum que isso retorne algum erro.

Vale dizer também que a Cortana pode ser instalada em smartphones com Android ou iPhones, mas como aplicativos. Dessa forma, os usuários podem desfrutar de algumas interações com a assistente da Microsoft, mas sem uma integração tão completa quanto a  vista no próprio Windows.

Siri

A Siri une o suporte total ao português do Brasil e também traz recursos bem humorados como a Cortana. Quando falamos sobre integração interna — ou seja, com os recursos do próprio aparelho —, a Siri se consagra como a melhor opção para quem precisa de um assistente de alto nível em seu aparelho.

Outro ponto que é preciso elogiar está na programação contextual aplicada à Siri, que também pode ser observada na versão brasileira do sistema. As pesquisas por estabelecimentos, por exemplo, podem retornar muito mais do que resultados relacionados à localização, pois ainda trazem notas sobre reviews de outros usuários e podem dar informações completas de localização e telefones com apenas um toque.

Como dissemos anteriormente, a Siri é a assistente que melhor se integra ao próprio sistema operacional. Isso significa que as buscas por voz podem integrar os principais apps da Apple — como Mapas, App Store, Safari e vários outros.

Qual você prefere?

Você certamente já conhecia bastante sobre estes três recursos tão legais... Mas você já usa algum deles em seu smartphone? Se sim... Ele é o que você gostaria de ter ou você conhecer outro mais legal e ficaria feliz em tê-lo em seu aparelhos?

......

Qual é o seu assistente de voz favorito para smartphones? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.