Criador de Minecraft divulga projeto experimental em WebVR

1 min de leitura
Imagem de: Criador de Minecraft divulga projeto experimental em WebVR

Markus “Notch” Persson, o criador de Minecraft, publicou um pequeno projeto experimental de realidade virtual que se trata basicamente de um renderizador que forma imagens fractais a partir de um navegador de internet. O experimento pode ser visto como uma simples animação contínua na maioria dos navegadores, mas também é possível que alguém tenha a verdadeira experiência de realidade virtual com o projeto.

Para isso, é necessário utilizar a segunda versão do kit de desenvolvimento do Oculus Rift e ter o Firefox Nightly corretamente configurado para WebVR. De acordo com uma publicação em seu perfil no Twitter, Notch afirma que se alguém não sabe se o seu navegador possui ou não essa configuração, o mais provável é que não tenha. O fundador da Mojang batizou seu pequeno projeto de Unmandelboxing, fazendo referência ao fractal Mandelbox.

Um fato interessante sobre o experimento é que ele é extremamente pequeno, sendo que a versão simples (sem compatibilidade com realidade virtual) cabe em um arquivo de apenas 3,5 kb. A imagem gerada tem somente 426x240 pixels e usa uma paleta de cores RGBA332. Isso é possível porque todas as formas aleatórias geradas em um fractal são oriundas de um conjunto de regras matemáticas relativamente simples, então não é realmente necessário muito mais do que um pequeno documento para conter tudo.

Apesar de a iniciativa ser bastante interessante e definitivamente algo que poderia ganhar usos criativos em um jogo, é pouco provável que mais coisa saia daí. O próprio desenvolvedor se descreve como alguém cuja tendência para abandonar projetos é algo praticamente certo. Você pode visualizar o fractal criado por Notch através deste link.

Na sua opinião, que gênero de jogo Notch deveria desenvolver como seu próximo projeto? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.