Sennheiser anuncia nova tecnologia de áudio focada na realidade virtual

1 min de leitura
Imagem de: Sennheiser anuncia nova tecnologia de áudio focada na realidade virtual
Imagem: Imgur

Com o Oculus Rift finalmente tendo seu preço anunciado e outros concorrentes no segmento, como o HTC Re Vive e o PlayStation VR, dobrando a esquina, dá para dizer que a realidade virtual já é uma... Realidade. Capazes de criar um verdadeiro universo digital diante dos seus olhos, esses óculos têm como objetivo trazer uma experiência completamente imersiva. Para complementar a brincadeira, a Sennheiser anunciou na CES 2016 a AMBEO, uma tecnologia desenvolvida especificamente para realçar as empreitadas VR.

O projeto faz bastante sentido, já que, apesar de os headsets voltados para a realidade virtual estarem evoluindo bastante na qualidade de imagem, resolução e definição de gráficos, as soluções de áudio não são tão discutidas. Como toda tecnologia aplicada aos óculos pode ir por água abaixo se você estiver curtindo uma simulação digital de altíssima fidelidade, mas com sons que parecem estar saindo de dentro de um balde, nada melhor do que uma das grandes fabricantes do setor chamar a responsabilidade nesse quesito para si, não é?

Assim, a nova patente da empresa alemã busca ir além dos já fantásticos canais 9.1 e pretende revolucionar o modo como o áudio é capturado e reproduzido. “O áudio 3D é a nova fronteira de excelência, marcada para transformar a experiência de audição dos usuários em uma gama ampla de aplicações, indo desde a jogatina em realidade virtual à gravação de áudio e a transmissões”, explicaram Daniel e Andreas Sennheiser, a dupla de CEOs da companhia europeia, ao site Engadget.

Para trilhar esse caminho, a AMBEO deve se apoiar em um algoritmo proprietário de localização sonora, um jogo VR para demonstrar a tecnologia e um novo microfone, capaz de realizar capturas fiéis para realidade virtual. Ainda não há notícias de quando a tecnologia estará disponível para os consumidores, mas, com tantos dispositivos programados para serem lançados ao longo de 2016, o mais provável é que vejamos alguma interação dela ainda este ano.

A pergunta que não quer calar é: quanto será que vai custar a provável linha de fones de ouvido que a Sennheiser vai lançar para alavancar seu mais novo sistema de áudio tridimensional?

Você acha que o áudio é importante para uma experiência completa em realidade virtual? Comente no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.