OSVR HDK v1.3: óculos de realidade virtual traz tela OLED 1080p com 120 Hz

1 min de leitura
Imagem de: OSVR HDK v1.3: óculos de realidade virtual traz tela OLED 1080p com 120 Hz
Imagem: Road to VR

O mercado dos óculos de realidade virtual já anda fervendo há um bom tempo, com novas novos produtos pipocando aqui e ali e uma série empresas investindo pesado no segmento. Fruto de uma parceria da Razer com a Sensics, o projeto OSVR – sigla para Open Source Virtual Reality – acabou de revelar uma nova versão de seu headset com a tecnologia. O dispositivo, chamado de HDK v1.3, deve ser lançado no início de outubro e já ganhou uma prévia a respeito do hardware e de suas funcionalidades.

Em comparação com o item anterior, anunciado durante a CES 2015, a edição atualizada do aparelho recebeu uma série de melhorias. O display OLED, por exemplo, salta para 5,5 polegadas, sendo capaz de rodar todo conteúdo em 1080p e oferecendo uma taxa de atualização de 120 Hz – embora o mais provável seja que grande parte dos aplicativos e jogos acabem sendo exibidos em 60 Hz. Há ainda uma aposta na tecnologia de asynchronous timewarp para preencher quadros de forma suave, como no Project Morpheus, da Sony.

Além disso, a nova versão dos óculos da OSVR ostenta um sistema ótico atualizado com uma dupla de lentes que podem ser ajustadas separadamente – incluindo o foco de cada olho – e que apresentam uma maior área de visão. A previsão é de que o HDK v1.3 seja colocado em pré-venda no dia 1º de outubro e custe US$ 299 – pouco mais de R$ 1,1 mil. Ainda assim, por se tratar de um projeto de código aberto, todo o esquema de montagem e detalhamento das peças serão disponibilizados gratuitamente pela companhia.

Versão atualizada dos óculos de realidade virtual open source traz display de 120 Hz! Comente sobre o dispositivo no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.