MindLeap: a plataforma de realidade virtual que você controla com o cérebro

1 min de leitura
Imagem de: MindLeap: a plataforma de realidade virtual que você controla com o cérebro
Imagem: MindMaze

De 2014 para cá, muitas empresas lançaram equipamentos de realidade virtual que permitem a você jogar games e tudo mais. Contudo, aquele aparelho de “imersão virtual”, tipo os Holobands da série Caprica, ainda não tinham aparecido no mercado. Isso até o lançamento do MindLeap, apresentado pela MindMaze na Game Developers Conference 2015.

A empresa é conhecida pelos equipamentos médicos capazes de identificar ondas cerebrais e traduzi-las em dados virtuais para que pessoas com problemas de locomoção ou até com próteses possam interagir melhor com as novas “partes mecânicas” do seu corpo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O MindLeap basicamente utiliza o mesmo sistema de leitura de ondas cerebrais, mas leva isso a um novo nível, permitindo que o usuário elimine qualquer tipo de controle físico ou por gestos e interaja com games apenas com o pensamento. Sendo assim, o usuário pensa em caminhar, e seu personagem realiza essa tarefa em um mundo virtual. A companhia diz inclusive que essa interação deve ser bastante rápida, sem muita latência.

Imersão

Para tornar isso ainda mais imersivo, um equipamento de realidade virtual é colocado frente aos olhos da pessoa basicamente da mesma forma que um Oculus Rift ou um Gear VR. A empresa pretende liberar um SDK em breve para que desenvolvedores de games comecem a trabalhar em jogos feitos para a plataforma.

Ainda assim, o MindLeap vai funcionar como um acessório e não como um console de videogame propriamente dito. Há inclusive outro equipamento que deve funcionar mais ou menos como um Kinect, mas de forma integrada ao dispositivo que vai na cabeça do usuário.

Os desenvolvedores dizem que o MindLeap será compatível com plataformas como Xbox, Playstation, Android e iOS, mas não revela mais detalhes. Ou seja, será necessário conectar o dispositivo de realidade virtual neural a um aparelho desses.

Por enquanto, ainda não há uma data precisa para a liberação comercial do MindLeap, mas a MindMaze diz que ele ficará pronto até o fim de 2015. Também não foi divulgado nenhum detalhe mais técnico sobre o funcionamento do acessório. Contudo, quem tiver interesse, pode se inscrever neste site para receber detalhes de forma periódica acerca da plataforma.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.