Empresa promete exoesqueleto nas mãos para você sentir objetos virtuais

1 min de leitura
Imagem de: Empresa promete exoesqueleto nas mãos para você sentir objetos virtuais
Imagem: Dexta Robotics

Você faz alguma ideia da função desse estranho objeto acima, que parece uma aranha mecânica devorando a mão humana? Falando sério, trata-se de uma tecnologia bastante promissora que, se bem desenvolvida, pode encurtar bastante a barreira entre o real e o virtual.

O exoesqueleto é o Dexmo F2, criação da Dexta Robotics. Basicamente, trata-se de um sistema de resposta que tenta reproduzir a sensação de encostar em objetos que estão na realidade virtual. Em uma conversa pública no Reddit, os responsáveis pelo projeto explicaram um pouco mais sobre o que é e como essa mão opera.

O funcionamento é mais simples do que parece: quando o avatar que você está controlando bate em um objeto digital, um sinal é enviado para os atuadores presentes no exoesqueleto, que cria uma "força de resistência" na ponta dos dedos, segurando o movimento e simulando a ação de "batida" em alguma coisa. Por enquanto, nada de sentir texturas, por exemplo. O protótipo é impresso em 3D e pode ser facilmente quebrado, mas a versão comercial será mais rígida e vendida com parte de metal.

A primeira patente da empresa foi aprovada na China e várias outras estão pendentes nos Estados Unidos, por isso não há previsão de lançamento comercial da Dexmo F2. O projeto deve entrar no Kickstarter em breve.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.