VRClay usa famoso Oculus Rift para modelar figuras 3D diante de seus olhos

1 min de leitura
Imagem de: VRClay usa famoso Oculus Rift para modelar figuras 3D diante de seus olhos
Imagem: YouTube

Cada vez fica mais claro que o futuro que imaginávamos até pouco tempo atrás já está, em partes, sendo vivido hoje, pelo menos é o que dá para deduzir ao ver os mais diferentes usos dados pelos desenvolvedores aos mundos virtuais possibilitados pelo Oculus Rift. A última novidade no ramo fica com o VRCLay, um programa de modelagem 3D que usa os óculos de realidade virtual para facilitar o trabalho de construir e esculpir figuras, como se elas estivessem diante dos olhos do artista.

Ao usar os recursos visuais do Oculus Rift, o VRCLay facilita bastante o trabalho de modelagem, fazendo com que ele se torne um processo bem mais intuitivo e similar ao trabalho realizado por artistas usando materiais físicos. Ainda que a ideia não seja nova, a própria evolução do dispositivo da OculusVR acaba permitindo uma nova fase nesse tipo de experimento.

Facilitando para popularizar

O projeto lembra uma versão mais séria – com menos cara de game – e com um uso mais amplo do Project Sparks, da Microsoft. Ainda assim, ambos aproximam esses recursos de criação e criatividade do público comum, e, se levarmos em consideração a popularização das impressoras 3D, temos um grande mercado se abrindo diante de nós.

Obviamente, tudo tem aquele leve toque de Minority Report, e isso fica bem acentuado se for incluído o Razer Hydra na jogada, substituindo o mouse e o teclado – ou as mesas digitalizadoras – utilizados por décadas na indústria de modelagem 3D. Conforme é possível ver pelo vídeo de demonstração do VRClay, ao usar o avançado controle com sensor de movimento da Razer é possível ter um nível de precisão e domínio das ferramentas que até agora necessitava de muitos anos de prática.

Mesmo no site oficial, ainda não há muitas informações sobre essa tecnologia que parece saída de um filme de ficção científica. Sem data de lançamento, só podemos especular que o produto está sendo polido antes de chegar às mãos dos consumidores. Nessa cascata de programas específicos para hardwares ainda mais específicos, fica apenas no campo da imaginação que tipo de usos outros desenvolvedores darão para essa parceria.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.