"Oculus Rift para galinhas" garante liberdade às aves por meio da RV

1 min de leitura
Imagem de: "Oculus Rift para galinhas" garante liberdade às aves por meio da RV
Imagem: Second Livestock

Tecnologias de Realidade Virtual (RV) estão prestes a fazer parte de nossas vidas. E parece que os periféricos capazes de gerar interação com ambientes de forma artificial poderão ser usados até mesmo por galinhas. Pelo menos é esta a ideia de Austin Stewart, professor assistente da universidade de Iowa State. O projeto tem como base um fenômeno de fato delicado: como oferecer “condições de entretenimento” a animais confinados em espaços minúsculos? A solução, na opinião do professor, é equipar galinhas com acessórios capazes de simular áreas vastas: árvores, grama artificial e outras aves dotadas de inteligência artificial poderiam fazer com que os animais vivessem "mais felizes".

“Vivemos em pequenas caixas, trabalhamos em pequenas caixas e depois fazemos uso da tecnologia de emulação de ambientes virtuais. Por que galinhas não poderiam escolher a mesma coisa?”, questiona o professor. Reflexões sobre o que se entende por “consciência” à parte, o argumento de Stewart chegou a convencer uma equipe de desenvolvedores a criar uma demonstração dos dispositivos que poderão ludibriar as aves.

Chamado de Second Livestock, o projeto tem sido encarado mais como um experimento social do que uma iniciativa disposta a levar às galinhas de fazendas interação com a RV. O empreendimento leva em conta a tradução e diversos fenômenos físicos à linguagem virtual. A nova versão do headset permite [a visualização do campo por diversos ângulos]. Você pode ver insetos no chão, buscar por comida e ter de fato uma ‘experiência de galinha’”, explica Stewart. No mês passado, um exemplar do Oculus Rift acoplado a uma bola de Yoga devidamente mapeada mostrou aos curiosos de universidade de Iowa a consistência do projeto.

“Você não acha que a falta de interação real entre as galinhas poderá fazer com que algo se perca em meio ao processo?”, perguntou um dos presentes no evento de exibição do sistema. O professor foi ligeiro em traçar um paralelo entre o questionamento feito e os efeitos de nossas práticas cotidianas. “O processo é tanto sobre a criação de animais quanto sobre a criação de seres humanos”, emplacou Stewart. O icônico pensador afirma que sua intenção é também trazer este tipo de discussão à tona e refletir, por exemplo, sobre as possibilidades de uso da RV por pessoas com dificuldades de estabelecer relacionamentos sociais. Saiba mais sobre o Second Livestock por meio deste link.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.