Veja como o cérebro é enganado pela realidade virtual

1 min de leitura
Imagem de: Veja como o cérebro é enganado pela realidade virtual

Se você já experimentou alguma vez na vida a realidade virtual, sabe que o cérebro pode "bugar". Isso porque, quando o VR é bem desenvolvido, a tecnologia acaba enganando a nossa cabeça e realmente nos sentimos em outro ambiente.

Essa experiência que você vai ver em vídeo, chamada Unlimited Corridor, foi desenvolvida por pesquisadores japoneses e utiliza uma estrutura circular para simular um "corredor infinito". O interessante é que, ao contrário da estrutura circular, o corredor em realidade virtual é "reto" — e os usuários não perceberam que estava andando em círculos.

Por que os usuários não sacaram que estavam andando em círculos? Ao utilizar a realidade virtual, acontece uma mistura de sensações que reorienta a percepção do usuário. Segundo Takuji Narumi, da Universidade de Tóquio, isso ocorre por causa de "uma espécie de efeito ilusório no nosso cérebro".

Narumi comentou ainda que, apesar de a ilusão criada ser "muito forte", alguns usuários conseguiram sentir a parede arredondada por meio dos toques. No futuro, a ideia é utilizar essas técnicas de realidade virtual e "realidade" para plataformas de educação e entretenimento.

Veja o vídeo:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.