A realidade virtual saiu do plano abstrato faz tempo, mas demora para cair nas mãos do consumidor final. Em contrapartida, a tecnologia, quando estiver em nossas mãos, chegará em peso no futuro próximo: temos o Oculus Rift, o PlayStation VR, o HTC Vive, o Gear VR e outras plataformas mais acessíveis, como o Google Cardboard e, agora, uma caixinha de McLanche Feliz que, ao ser desdobrada, se transforma em óculos de realidade virtual. Pena que a novidade é exclusiva da Suécia.

A iniciativa nasceu para celebrar os 30 anos do combo no país europeu. Basicamente, o processo é simples e já foi descrito acima: ao desdobrar a caixinha do McLanche Feliz, os clientes podem criar um par de óculos de realidade virtual que entrega experiências básicas da tecnologia com a ajuda de um smartphone.

Denominados “Happy Goggles” (algo como “óculos felizes”, em tradução livre), o produto visa “modernizar” a opção do cardápio da rede e oferecer uma “experiência digital” além dos típicos brinquedos físicos encontrados no kit.

“O McDonald’s continuamente testa novas ideias e, com os Happy Goggles, a realidade virtual fica disponível a qualquer um. Os óculos são um teste concebido para modernizar o McLanche Feliz e oferecer uma experiência digital que vá além dos brinquedos físicos comumente encontrados na caixa”, declarou a empresa em comunicado oficial para a imprensa.

Os psicólogos aprovam!

Dois psicólogos infantis consultados pelo McDonald’s da Suécia, Karl Eder e Fadi Lahdo, avaliaram que a medida é válida para “entregar novas formas de entretenimento” a pessoas que, eventualmente, desconheçam a tecnologia da realidade virtual.

“As novas gerações estão crescendo num mundo em que smartphones e tablets fazem parte de nosso cotidiano. Os óculos de realidade virtual [do McDonald’s sueco] abrem portas a universos virtuais, que podem ser mais naturais a crianças do que a adultos. Isso cria uma oportunidade para que os mais velhos aprendam com os mais novos. Os games também são ótimas atividades para isso”, afirmaram os terapeutas.

Kit acompanha game de esqui

Junto com os Happy Goggles, a rede de fast-food da Suécia também lança o game de esqui Slope Stars, voltado exclusivamente para a realidade virtual. Trata-se de uma experiência em 360 graus na qual os jogadores podem se aventurar em pistas e loopings de esqui.

O game é patrocinado pela equipe oficial de esqui local e estará disponível a partir do próximo dia 4, quinta-feira. “Acreditamos que muitas pessoas vão curtir o jogo de esqui com os óculos de realidade virtual”, pontuou Jeff Jacket, diretor de marketing da filial sueca do McDonald’s.

O vídeo que abre esta notícia dá uma ideia da caixinha que se transforma numa parafernália tecnológica – ressaltando, mais uma vez, que isso ocorre com a ajuda de um smartphone.

Caixa de McLanche Feliz se transforma em óculos de realidade virtual na Suécia! E se isso viesse pro Brasil? Opine no Fórum do TecMundo.