Dos animes para o VR: IBM vai criar mundo virtual de Sword Art Online

2 min de leitura
Imagem de: Dos animes para o VR: IBM vai criar mundo virtual de Sword Art Online
Imagem: IBM

Quem é fã do famoso anime Sword Art Online certamente já parou para pensar como seria viver em um MMORPG em realidade virtual como o de Aincrad. Mas se depender da IBM, podemos ter a chance de descobrir isso de verdade muito em breve, pois a empresa acaba de revelar um projeto que tem como objetivo trazer o universo do anime para a realidade virtual.

Segundo a página oficial do título, Sword Art Online: The Beginning vai utilizar a tecnologia do supercomputador Watson em conjunto do sistema de computação na nuvem da SoftLayer para recriar a versão tridimensional de Aincrad. A ideia da IBM, com isso, é mostrar para os gamers o que seria possível alcançar nos jogos com a ajuda da Computação Cognitiva.

Foi confirmado que Reki Kawahara, criador da visual novel que inspirou a série, está envolvido no projeto, mas pouco mais foi revelado sobre o game em si. Sabemos, por exemplo, que assim como na história original, a IBM vai utilizar modelos 3D dos próprios jogadores como seus avatares, mas nada foi dito sobre o ambiente virtual em si onde os gamers vão se aventurar.

Diferente da história do anime, é claro, os gamers não vão utilizar um aparelho como o NerveGear, capaz de converter nossos pensamentos em ações dentro do jogo. No lugar disso, SAO: The Beginning vai ter suporte ao Oculus Rift e o HTC Vive para gerar o cenário virtual; já os comandos e ações do personagem serão feitos através de sensores que vão captar cada movimento do jogador.

Para quem não conhece, Sword Art Online é um anime passado no ano de 2022 em que um grupo de milhares de pessoas se vê preso no primeiro MMORPG em realidade virtual do mundo. Para saírem de lá, os gamers devem derrotar o chefe que se encontra no 100º andar da gigante fortaleza voadora de Aincrad; as ameaças encontradas no caminho, porém, são reais para os jogadores, visto que o equipamento VR usado por todos pode literalmente matar quem morrer dentro do MMO.

Um sonho distante, por enquanto

A única má notícia disso tudo é que, ao menos por enquanto, é melhor não ter muitas esperanças de participar dessa experiência. Os testes iniciais do projeto começam no dia 18 de março, em Tóquio, e vão até o dia 20, mas vão estar limitados a um grupo de apenas 208 pessoas. Ao menos, como ocorre no caso de qualquer projeto em estágio Alpha, devemos eventualmente ver o game chegando a mais jogadores.

Seja como for, não precisamos ter pressa, já que ainda temos seis anos até a data prevista pela história para termos um mundo de realidade virtual pronto para os gamers. Vamos apenas torcer que, quando isso acontecer, não tenhamos que correr risco de vida para jogar.

Você gostaria de se aventurar em um MMORPG como o de Sword Art Online? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.