Muito se fala em realidade virtual, jogos interativos e uma nova onda de games que vai mudar a forma como interagimos com as máquinas. Contudo, na prática, ainda não sabemos se nossos computadores estão prontos para dar o próximo passo.

Dessa forma, a Valve, também pensando no lançamento do HTC Vive, resolveu lançar uma ferramenta para dar uma ajudinha nesse sentido.

O SteamVR Performance Test é uma ferramenta totalmente gratuita que, conforme o nome sugere, serve justamente para testar o desempenho do computador com aplicações de realidade virtual.

Clique aqui para baixar o SteamVR Performance Test

Este aplicativo usa a demonstração Robot Repair, da Valve, e roda um teste de dois minutos para conferir se o computador é capaz de rodar os gráficos com uma qualidade razoável e taxa de frames acima de 90 fps.

Após a realização da verificação, o programa dá o resultado informando como foi o desempenho da máquina. Em casos de limitações na performance, a ferramenta ainda informa se os resultados ficaram abaixo do recomendado por conta da placa de vídeo ou da CPU.

Este são os requisitos recomendados para rodar o SteamVR Performance Test:

  • Sistema: Windows 7 SP1, Windows 8.1 ou Windows 10
  • Processador: Intel i5-4590 / AMD FX 8350 (ou superior)
  • Memória: 4 MB de RAM (ou superior)
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 970 / AMD Radeon R9 290 (ou superior)

Você acha que a realidade virtual vai vingar? Comente no Fórum do TecMundo