Porque a realidade aumentada vai ajudar você até no cabeleireiro!

2 min de leitura
Imagem de: Porque a realidade aumentada vai ajudar você até no cabeleireiro!

A característica que marca a realidade aumentada é a possibilidade de interação entre o mundo real e o virtual. Por meio dela, a forma de ligação entre os dois mundos se modifica e traz inúmeras opções em jogos, comunicação e na interatividade.

Portanto, nada mais comum do que as mulheres se beneficiarem desta nova forma de interação. Depois do espelho virtual da IBM, um time de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Tóquio usou os cabelos como base para um novo dispositivo baseado na realidade aumentada.

Cabelo, cabeleira...

O corte de cabelos baseado na realidade aumentada é um simulador que, através de tesouras especiais e um manequim, imita o processo pelo qual passamos todos nós na cadeira do cabeleireiro.

Chamado de “Air-Hair”, o dispositivo mostra na tela a reprodução do manequim que está sentado na cadeira, como se este possuísse uma grande quantidade de cabelos em sua cabeça. Então, com uma tesoura modificada, que traz motor para simular a resistência do cabelo ao ser cortado, o usuário vai modelando o estilo das madeixas.

Isso quer dizer que, quando você “corta” os cabelos virtuais do manequim, percebe como se estivesse, de fato, cortando cabelos reais de uma pessoa. A aparência do avatar virtual se modifica conforme você faz sua obra de arte, de forma a deixar o corte o mais interessante e real possível.

Além do motor na tesoura, que possibilita a sensação da realidade, o dispositivo ainda traz uma luz infravermelha de LED que permite que o sistema identifique exatamente o local em que a tesoura se encontra.

O sistema utiliza dois controles do videogame Wii, da Nintendo, que se utilizam de sensores para capturar e repassar os movimentos para o console. Isso faz com que o sistema, através do controle, leia com precisão todos os movimentos da mão do usuário enquanto manuseia a tesoura real, repassando esta movimentação para o ambiente virtual.

Quando o simulador da tesoura fica na cor vermelha, significa que não há cabelos naquele espaço. Entretanto, se ficar escura, isso quer dizer que ali é um local em que, ao fechar a tesoura você certamente vai criar alguns looks diferenciados.

O dispositivo permite que você escolha qual o tamanho e estilo da cabeleira do manequim, para que tenha o melhor modelo antes de começar o serviço. Com isso, nada melhor do que calibrar as mãos e partir para a tarefa, sem medo de estragar algum cabelo real.

Aplicações

O Air-Hair ainda está em ritmo de melhora como um simulador, o que significa que ainda é rústico e requer lapidação antes de se tornar comercializado. A ideia é que ele se transforme em brinquedo interativo ou até mesmo em um simulador mais realista para quem procura se especializar na profissão de cabeleireiro.

Enquanto o dispositivo ainda não se torna ainda mais realista, vale a pena continuar com manequins com cabelos reais ou, ainda, amigos e familiares dispostos a deixar você praticar nos cabelos alheios.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.