Apple quer ter a maior plataforma de realidade aumentada do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Apple quer ter a maior plataforma de realidade aumentada do mundo

A WWDC 2017 está a todo vapor e a Apple não perdeu tempo em apresentar para o público uma ideia bastante ambiciosa: trata-se de uma plataforma de realidade aumentada chamada ARKit, que vai ter como base o iOS para fornecer aos usuários rastreamento de movimento rápido e estável. A ideia é que ela se torne a maior ferramenta de AR do mundo, mas a tarefa não deve ser fácil, visto que a Google já largou na frente com o Tango.

Diversos aplicativos vão ser compatíveis com essa tecnologia, um deles sendo o game Pokémon GO, lançado ano passado

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para encarar essa “briga”, o ARKit pretende usar estimativa de escala e iluminação ambiental para criar realidades aumentadas muito mais imersivas e com aparência melhor. Ele também é capaz de encontrar e identificar estruturas planas e claro, compreender muitos tipos de movimento capturados com a câmera do dispositivo.

E o melhor: diversos aplicativos vão ser compatíveis com essa tecnologia, um deles sendo o game Pokémon GO, lançado ano passado com recursos muito interessantes de AR. A demonstração feita na WWDC 2017 mencionou o popular jogo para usar como exemplo do que vai poder ser utilizado com o ARKit, apesar de não ter revelado como a tecnologia vai interferir de fato em Pokémon GO.

ARKit sendo mostrado na WWDC 2017

Em toda parte

Uma das grandes sacadas do ARKit é que ele deve estar presente em todo o ecossistema do iOS, ou seja, com um pouco de tempo ele vai poder ser usado em praticamente todos os produtos da Apple com esse sistema operacional. Isso faria da tecnologia a maior plataforma de realidade aumentada do mundo, visto que o Tango, da Google, só está disponível em alguns poucos aparelhos selecionados – por enquanto.

Ainda sem data determinada para ser lançado, o ARKit vai ter suporte para o desenvolvimento de aplicações em Unity e Unreal Engine, e já sabemos quem, além do Pokémon GO, aplicativos como o jogo Lego Batman também vão se beneficiar com a ferramenta. Um app da Ikea, que deve ensinar a montar móveis em casa com realidade aumentada, também é esperado.

Acompanhe aqui a cobertura ao vivo da WWDC 2017 junto com o TecMundo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.