Review: mouse Razer Taipan [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Review: mouse Razer Taipan [vídeo]

Quem é canhoto aprende a conviver desde cedo com um mundo que foi feito para esse tipo de pessoa: carros, portas e até mesmo controles de video game são produzidos pensando majoritariamente em quem tem mais habilidade com a mão direita. Nesse cenário, o Raizer Taipan surge como uma grata surpresa: apostando em um design ambidestro, o dispositivo pode ser manuseado facilmente por qualquer um para controlar o computador.

Equipado com dois sensores de movimento e 9 botões reprogramáveis, o acessório é um dos produtos mais precisos já fabricados pela Razer: com 8.200 dpi, o mouse se adapta facilmente a praticamente qualquer superfície. Tivemos a oportunidade de testar tudo o que o dispositivo tem a oferecer, tanto dentro quanto fora de jogos eletrônicos, e, nesta análise, trazemos tudo o que você precisa saber sobre ele.

Especificações técnicas

  • Sensor laser 4G de 8.200 dpi
  • Formato ambidestro
  • Habilitado para o software Razer Synapse 2.0
  • 9 botões Hyperesponse programáveis
  • Tempo de resposta de 1.000 Hz Ultrapolling
  • Aceleração de 50 g que garante movimentos de até 200 polegadas por segundo
  • Dimensões: 124 mm (comprimento) x 63 mm (largura) x 36 mm (altura)
  • Peso: 95 gramas (sem cabo) ou 132 gramas (com cabo)

Design

O Razer Taipan aposta em um design totalmente simétrico, o que significa que não há qualquer diferença entre o lado direito e o esquerdo do produto quando o dividimos ao meio. Ao todo, o acessório conta com nove botões: esquerdo e direito, roda de navegação clicável, dois botões centrais e dois pares laterais.

Apresentando retroiluminação em tom verde (que pode ser desligada), o mouse apresenta uma textura lateral emborrachada que ajuda a tornar seu uso mais estável. O dispositivo acompanha um cabo com conexão USB revestida em ouro e não é possível adquiri-lo em um modelo wireless — característica que o torna pouco adaptado ao uso junto a laptops.

Embora seja confortável lidar com o mouse, o posicionamento de seus botões laterais poderia ser um pouco mais alto. Especialmente durante momentos de jogo, não é incomum se ver acionando acidentalmente as funções atribuídas a eles, especialmente quando o usuário ainda não está acostumado a lidar muito bem com o acessório.

Com o auxílio do software Synapse 2.0, é possível mudar o funcionamento de todos os botões do Taipan e configurar perfis específicos a determinados programas e jogos. Todas as mudanças são gravadas na nuvem, o que obriga a instalação do aplicativo da fabricante em qualquer máquina na qual você queira usar suas configurações pré-programadas.

Embora o software não seja necessário para realizar a instalação do mouse (o Windows e o OS X reconhecem nativamente o dispositivo), ele se mostra indispensável para jogadores hardcore. Além de ajustar a sensibilidade do Taipan, você pode configurá-lo para trabalhar com mais precisão junto a diferentes mousepads, sejam eles fabricados ou não pela própria Razer.

Desempenho

Com um visual relativamente simples para um produto Razer, o Taipan se mostra uma opção competente tanto para tarefas diárias quanto para aproveitar games.  O destaque do aparelho fica por conta de seus dois sensores de movimento, que garantem um funcionamento competente independente da superfície utilizada.

Usado em jogos como Diablo 3 e Titanfall, o mouse se provou preciso e rápido, com um desempenho geral impressionante. O único problema detectado é o posicionamento dos botões laterais (já citado anteriormente), que são acionados acidentalmente com certa facilidade caso você não esteja acostumado com o produto. Devido ao design ambidestro do acessório, essa é uma irritação que afeta tanto usuários destros quanto canhotos.

No entanto, esse problema deve ser considerado um obstáculo menor ao uso do Taipan, visto que esse incômodo tende a diminuir — ou até mesmo desaparecer — conforme você se acostuma a usar o produto. Tal qual outros dispositivos da Razer, o gadget cumpre o que promete, embora ainda seja difícil dizer o quanto de vantagem seu uso traz aos jogadores hardcore.

Vale a pena?

Mesmo com alguns problemas de design, o Razer Taipan é uma ótima opção seja você destro ou canhoto. Entregando uma performance sólida, o mouse se mostra uma alternativa agradável tanto para gamers hardcore quanto para quem simplesmente quer navegar pela internet ou realizar outra atividade corriqueira.

O maior obstáculo para adquirir o produto é seu preço salgado. No Brasil, é possível encontrar o dispositivo sendo vendido por valores que variam entre R$ 400 e R$ 500, o que deve tornar a aquisição inviável para muitas pessoas. Ainda assim, quem preza pelo desempenho e durabilidade de seus periféricos não vai se arrepender caso deseje levar o acessório para casa.

Razer Taipan

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.