Cientistas descobrem uma nova forma de reciclar fibra de carbono

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas descobrem uma nova forma de reciclar fibra de carbono

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Geórgia, nos Estados Unidos, desenvolveram uma forma de reciclar fibra de carbono, material conhecido por sua leveza e resistência – e também por ser utilizado amplamente na indústria automotiva e aeronáutica.

Em outras palavras: tudo que anda muito rápido hoje em dia tem um pouquinho do composto que, diferente do alumínio, aço e plásticos, não tinha um processo de reciclagem tão fácil.

A equipe, liderada pelo professor Jerry Qi, aplicou um solvente com álcool e conseguiu dissolver a resina – que é utilizada para dar forma e dureza à fibra de carbono – de peças inutilizadas, separando os elementos e permitindo que tanto as fibras quanto a própria resina sejam reutilizadas.

“Acredito que esse método já tenha uma aplicação imediata na indústria, com diversos benefícios econômicos e ambientais”, disse Kai Yu, um dos pesquisadores envolvidos. “O polímero que serve como matriz é entrelaçado, como a borracha, então não é possível simplesmente derrete-lo; é difícil de separá-lo para conseguir as fibras de carbono, que é a parte mais valiosa”.

O time focou em um tipo específico de fibra de carbono que utiliza uma resina de epóxi chamada de “vitremer”. Segundo Yu, o composto tem ligações dinâmicas que podem ter sua estrutura alterada sem perder sua integridade em certas condições. O álcool, no caso, tem moléculas pequenas, que participam dessa rede e altera as reações, resultando na dissolução do vitremer.

Os pesquisadores acreditam que o processo de reciclagem é simples e objetivo o suficiente para tratar boa parte das milhares de toneladas de material que é descartado nos Estados Unidos e na Europa todos os anos.

“É muito fácil de fazer, então não há qualquer limite para a questão de escala ou tamanho”, conclui Yu.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.