Novos processadores Qualcomm Snapdragon têm 4 núcleos e operam em frequências de até 2,5 GHz

1 min de leitura
Imagem de: Novos processadores Qualcomm Snapdragon têm 4 núcleos e operam em frequências de até 2,5 GHz

Dispositivos de quatro núcleos operando em frequências de até 2,5 GHz foram a grande notícia que impressionou o público presente na MWC 2011. A Qualcomm, uma das principais fabricantes de processadores para dispositivos portáteis, anunciou esta nova linha de processadores Snapdragon, a qual deve equipar futuros gadgets.

Esta série de processadores será fabricada com tecnologia de 28 nm, uma das mais avançadas atualmente. Além dos quatro núcleos principais, as novas CPUs da Qualcomm devem trazer chips para gráficos 3D (uma GPU), controle de redes Wi-Fi, Bluetooth, GPS e outras funcionalidades.

A novidade vem para bater de frente com os processadores da NVIDIA — os quais também são de quatro núcleos, mas operam em velocidade de 1,5 GHz — e com os da Texas Instruments (quad-cores que trabalham a 2 GHz). E segundo informação oficial, os primeiros dispositivos com processadores Qualcomm de quatro núcleos devem aparecer no começo de 2012.

Novos processadores Snapdragon ainda em 2011

Fonte da imagem: reprodução/Hotsite do Snapdragon da Qualcomm

Outra novidade na série de processadores Snapdragon é a linha de dispositivos com dois núcleos. Tão pequenos quanto uma moeda, os modelos dual-core devem aparecer ainda este ano em diversos dispositivos.

Os processadores de dois núcleos da Qualcomm também contam com GPUs, subsistema para execução de arquivos multimídia, GPS e modem (para conexão 3G, Wi-Fi e Bluetooth). Entre as principais fabricantes que já adotaram as CPUs Snapdragon dual-cores estão a HP — que anunciou o TouchPad recentemente —, a Dell, a HTC e a LG.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.