Conheça as novidades que a Qualcomm apresentou na Computex 2015

1 min de leitura
Imagem de: Conheça as novidades que a Qualcomm apresentou na Computex 2015
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Com a necessidade crescente de conexões mais rápidas em qualquer dispositivo, é imprescindível o investimento das empresas em tecnologias de conexão sem fio mais poderosas e abrangentes.

A Qualcomm aproveitou a Computex 2015, uma das maiores feiras de tecnologia da Ásia, para anunciar algumas novidades interessantes em relação à conectividade, além de uma nova parceria com uma empresa chinesa para baratear o custo de peças.

MU-MIMO

Irvind Ghai, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Qualcomm Atheros, declarou que a companhia está investindo em dispositivos com a tecnologia MU-MIMO (Multi-User Multiple Input/Multiple Output) para ajudar os consumidores a melhorarem a velocidade de streaming de vídeos, jogos e outros aplicativos que precisam de conexão com a internet.

O MU-MIMO permite que a antena envie dados para diferentes usuários ou aparelhos ao mesmo tempo. O novo chip tem um limite de quatro conexões simultâneas e velocidades que chegam a até 1,7 Gbps. Além disso, suporta canais 160 MHz 802.11ac. Ou seja, possibilita que a sua conexão WiFi fique muito mais rápida e eficiente.

A Qualcomm não é nenhuma novata no setor e já chegou a lançar alguns produtos com essa tecnologia, mas eram focados apenas em pontos de acesso comerciais. Agora, a empresa pretende ampliar seu mercado com roteadores para consumidores com o chip QCA9984 e, para empresas, com o QCA9994. A companhia também espera lançar os novos produtos até o final do ano.

Parceria

Outro grande anúncio da Qualcomm durante a Computex foi a parceria com a fabricante chinesa AllWinner. A companhia é famosa por fabricar chips baratos que ajudam a compor tablets genéricos revendidos por preços baixos em diversos países.

A união das empresas pode ajudar a Qualcomm a produzir componentes por um valor menor para ter uma chance melhor em mercados emergentes como a China, enquanto a AllWinner se beneficiaria da reputação e expertise da parceira.

O mercado de dispositivos genéricos, especialidade da AllWinner, não é conhecido por produtos de qualidade, então o interesse da Qualcomm em investir nesse nicho específico pode ajudar não somente a criar aparelhos melhores, mas a aumentar a criatividade e a inovação de outras empresas focadas neste ramo.

Esperamos que a parceria comece a render frutos em breve e vamos informar aqui no TecMundo assim que os novos dispositivos da Qualcomm forem anunciados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.