Qualcomm apresenta protótipo 4K de rival do Chromecast para TVs

1 min de leitura
Imagem de: Qualcomm apresenta protótipo 4K de rival do Chromecast para TVs
Imagem: Slashgear

O Chromecast, dispositivo que se conecta via HDMI em televisores para reprodução de conteúdos em vídeo, áudio e até jogos, acaba de ganhar um concorrente de peso. A Qualcomm revelou recentemente um pequeno produto que pode tirar o mercado do aparelho da Google — ou ao menos acirrar bastante essa disputa.

Trata-se do Qualcomm 4K Streaming Adapter, um pequeno aparelho que ainda está na fase de protótipo e não será efetivamente lançado pela fabricante de processadores: esse modelo "cru" deve ser adotado por empresas parceiras que darão uma repaginada na interface para colocá-lo no mercado, possivelmente sob outro nome ou até cor.

Entre os diferenciais do modelo, o dispositivo utiliza um chip Snapdragon 800 — que já é poderoso, mas pode até ser substituído pelo Snapdragon 810, dependendo da data de lançamento. Ele é capaz de se conectar em redes WiFi de qualquer tipo, além de várias bandas móveis LTE e outras formas de conexão sem fio. A transmissão de conteúdos em 4K, que é o chamado Ultra HD (resolução quatro vezes maior que a Full HD) deve ser o carro-chefe de divulgação da tecnologia.

Por dentro, há uma versão completa do Android que pode ser transmitida inteira ou não no televisor, dependendo do que a parceira da Qualcomm decidir. O Qualcomm 4K Streaming Adapter ainda pode receber geolocalização, para sugerir conteúdos locais para transmissão.

Por enquanto, o dispositivo está em fase de testes e não há qualquer previsão para lançamento — até a exibição foi simples e são poucos os registros do produto. As negociações com manufaturas parceiras estão avançadas e acontecem em alta quantidade, segundo a companhia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.