Qualcomm anuncia o lançamento de seu primeiro chip de 64 bits

1 min de leitura
Imagem de: Qualcomm anuncia o lançamento de seu primeiro chip de 64 bits

Snapdragon 410 é o primeiro de 64 bits (Fonte da imagem: Divulgação/Qualcomm)

A Qualcomm anunciou por meio de uma nota em seu site oficial o lançamento do seu primeiro processador móvel de 64 bits – o Snapdragon 410. A chegada do chipset já era aguardada há alguns meses, contudo a companhia surpreendeu por investir em um mercado diferente do que todo mundo esperava.

Isso porque em vez de anunciar um processador voltado aos aparelhos high-end, a empresa preferiu começar a sua “aventura” pelo mundo dos 64 bits pelo mercado de entrada. Assim, gadgets não tão poderosos devem ser os primeiros a contar com a nova tecnologia de processadores da Qualcomm.

4G para todo mundo

Os motivos para tal movimento são vários, mas o foco principal é na conectividade. O novo chip, que é uma espécie de atualização para o Snapdragon 400, traz suporte ao 4G LTE, algo que pode baratear o acesso a tal tecnologia – antes exclusiva dos aparelhos mais caros.

Com isso, a ideia é que existam aparelhos com conexão 4G com um preço máximo de 150 dólares (aproximadamente 350 reais no câmbio atual e em conversão simples), algo que vem para fazer a alegria de mercados emergentes, como a China, a Índia e o próprio Brasil.

Diversos recursos do Snapdragon 400 foram mantidos pela companhia, como o suporte a câmeras de até 13 megapixels, a possibilidade de trabalhar com dois ou três cartões SIM, conectividade NFC, possibilidade de rodar vídeos em 1080p e a utilização de uma GPU Adreno 306.

Vale lembrar que gadgets famosos já utilizam o processador, como o Moto G, um dos principais lançamentos recentes da Motorola. Quem sabe, em uma nova versão do gadget a ser lançada em 2014, a opção 4G já esteja disponível graças ao Snapdragon 410.

Compatível

Por fim, vale destacar que o novo processador da Qualcomm não é “refém” dos aparelhos que utilizam sistema operacional Android. Segundo a companhia, além do sistema da Google, gadgets com Firefox OS e Windows Phone também poderão utilizar o chip.

Os aparelhos com o novo Snapdragon 410 são esperados para o segundo semestre do ano que vem. Além disso, novidades com relação aos processadores de 64 bits com foco nos mercados high-end devem ser mostradas na CES 2014, que acontece no começo do ano que vem.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.