Qualcomm está preparando chips quad-core para notebooks com Windows 8

1 min de leitura
Imagem de: Qualcomm está preparando chips quad-core para notebooks com Windows 8

(Fonte da imagem: TechShout)

A Qualcomm está preparando uma versão quad-core do seu chip Snapdragon S4 para notebooks com Windows 8, de acordo com informações do site de notícias PC World. A fabricante quer surfar na onda dos ultrabooks a partir da segunda onda de lançamentos que deve ocorrer ainda esse ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo o vice-presidente sênior da Qualcomm, Rob Chandhok, os chips S4 serão usados em notebooks mais finos e leves que o MacBook Air, da Apple. A tecnologia em desenvolvimento permitirá portáteis menores, com telas de alta resolução e vida útil de bateria com maior duração.

Assim como a Intel está buscando desenvolver processadores para smartphones, a Qualcomm está tentando expandir sua linha de produtos para fora do seu tradicional mercado móvel. Segundo a PC World, a empresa já teria enviado alguns protótipos de computadores com Windows 8 equipados com o chip Snapdragon para desenvolvedores.

Diferenciais

Para Chandhok, os notebooks equipados com chips Qualcomm Snapdragon serão diferenciados por sua conectividade 4G e uma grande qualidade multimídia. Eles serão criados com arquitetura de 28 nanômetros, melhorando o desempenho e a eficiência energética. Os chips ARM geralmente proporcionam maior vida útil da bateria, mas também um desempenho inferior aos processadores da Intel.

Chandhok afirma ainda que ter um chip Snapdragon com CPU e GPU de vários núcleos fará a diferença em dispositivos com Windows 8, especialmente para o uso de jogos. O Windows 8 pode melhorar o desempenho de aplicativos, executando programas em paralelo através de vários núcleos, e a Qualcomm está trabalhando em compiladores para paralelizar a múltipla execução de programas cotidianos, como navegadores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.