Como fazer suas próprias tirinhas com memes

Mauricio Ricardo? Bill Watterson? Que nada. Com este guia você se tornará o novo rei dos quadrinhos.
  • Visualizações611.607 visualizações
Por Thiago Szymanski em 8 de Agosto de 2011

É difícil encontrar uma pessoa que ainda não conheça a nova febre da internet, os memes. Desenhos simples, até mesmo mal feitos, mas que representam as emoções como nenhum outro.

Como fazer suas próprias tirinhas com memes

Preparação

A primeira coisa antes de fazer sua tirinha é também bastante óbvia; precisamos de inspiração! Qualquer situação engraçada, mesmo que só você ache graça e que todos fiquem com “poker faces” depois de você mostrar aos amigos, já vale a diversão.Como fazer suas próprias tirinhas com memesLembrando que qualquer material impróprio, como palavrões etc, é removido pelo site, portanto vamos manter o humor dentro do politicamente correto.

Depois de estar com uma boa ideia na cabeça é hora de por a mão na massa e transferi-la para o computador. Vale a pena também se habituar aos memes antes de começar, são dezenas e sempre vai ter um que encaixará perfeitamente na situação imaginada.

Ambientação

Ao acessar a página Rage Comics, você se deparará com uma interface para desenho extremamente simples.

Na parte de cima, temos a lista dos memes disponíveis na categoria selecionada. Para alterar a categoria, basta selecionar a lista (em formato “dropdown”) que está no canto esquerdo da barra azul de opções. Cada categoria possui vários outros memes para serem incorporados ao desenho.

Como fazer suas próprias tirinhas com memes

Ainda quanto à barra azul, as outras opções presentes nela são as seguintes

  • Em “Tools” temos dois ícones. O primeiro (da esquerda pra direita) introduz um texto ao quadrinho e o segundo importa uma imagem externa para ser vinculada ao desenho.
  • Em “Brush”, são três ícones. O primeiro altera a cor do pincel, o seguinte altera o seu tamanho e o terceiro desfaz a última ação efetuada.

Por fim temos ainda a opção de salvar e publicar o quadrinho e a possibilidade de adicionar ou remover painéis do desenho.

Mãos a obra!

Agora vem a parte divertida da criação, o momento que todos esperávamos. É hora de trollar todo mundo e desenhar sua própria tirinha. Como exemplo, vamos demonstrar como foi o processo para montar o quadrinho que ilustra esse guia no começo da página.Como fazer suas próprias tirinhas com memesO processo é bastante simples. Para adicionar uma imagem, basta clicar na escolhida que ela aparecerá na tela de desenho, pronta pra ser editada como necessário. Ao passar o mouse sobre a imagem, aparecerão alguns ícones, cujas funções são:Como fazer suas próprias tirinhas com memes

  1. Excluir a imagem;
  2. Enviar para trás de outra imagem;
  3. Rotacionar para a esquerda;
  4. Rotacionar para a direita;
  5. Espelhar a imagem;
  6. Clonar o objeto (copiá-lo);
  7. Redimensionar.

Depois de inserido o meme, é hora de colocar uma frase vinculada à imagem. Ao selecionar a ferramenta de texto, uma frase padrão aparece no meio da tela. Como os ícones de personalização da caixa de texto ficam sobre a primeira linha, um conselho é selecionar todo o conteúdo padrão, dando três cliques sobre ele, apagá-lo e apertar “Enter” para pular uma linha. Dessa forma, o texto fica abaixo dos ícones e não atrás deles, facilitando a edição.

Quantos aos ícones, suas funções são as seguintes:

Como fazer suas próprias tirinhas com memes

  1. Excluir o texto;
  2. Mover o objeto (segurar clicado e então mover pela tela);
  3. Alterar a cor da fonte;
  4. Enviar para trás;
  5. Diminuir a fonte;
  6. Aumentar a fonte;
  7. Negrito;
  8. Itálico;
  9. Clonar objeto.

Como fazer suas próprias tirinhas com memesPor fim, basta o usuário continuar com o processo, adicionando mais telas conforme houver necessidade. Para publicar o desenho, deve-se clicar no “disquete” que está na barra azul e depois em “memebase”. Você será requisitado a criar um título para o desenho e depois enviá-lo.

Um link para a tirinha será aberto. Importante ressaltar que depois de enviada, a tirinha não pode mais ser alterada. Para compartilhar o desenho, basta enviar o endereço para seus amigos, ou clicar nos ícones do Twitter e do Facebook abaixo da imagem.

Como fazer suas próprias tirinhas com memesAgora é com você, leitor. Libere sua criatividade e crie seus próprios desenhos, depois coloque o endereço aqui nos comentários. Quem sabe você não acaba ficando famoso?



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!