Review: tablet Qbex TX420i [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Review: tablet Qbex TX420i [vídeo]

Conhecida pela produção de aparelhos de baixo custo, a QBex aposta em aparelhos com hardware modesto voltados a quem não quer fazer grandes investimentos para entrar no mundo da informática. Com o modelo TX420i, a empresa oferece um equipamento portátil acessível com a mesma versão do Windows 8.1 encontrada em computadores de mesa.

Com custo médio de R$ 499, o dispositivo pode ser considerado bastante acessível quando comparado a opções semelhantes disponíveis no mercado. Entre suas características está um processador quad-core BayTrail, 1 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno. Para descobrir se o investimento no aparelho vale a pena, basta conferir nossa análise.

Design

Conforme já é esperado em um tablet com características econômicas, o Qbex TX420i não apresenta qualquer inovação no que diz respeito a seu design. Com características meramente funcionais, o dispositivo possui bordas laterais especialmente ressaltadas em suas partes superior e inferior.

A falta de originalidade felizmente não interfere no conforto proporcionado pelo produto, que, com sua tela de 8 polegadas, pode ser manuseado facilmente com uma única mão. O acabamento da parte traseira é em plástico com uma textura lisa e,nesta parte do aparelho, chamam atenção a câmera localizada próxima à sua lateral direita e o grande logotipo da fabricante presente na parte inferior.

Na parte superior estão localizados o slot para cartão micro SD, a conexão micro HDMI, o microfone, a entrada para fone de ouvido e a conexão micro USB. Por fim, na lateral direita do produto encontramos o botão power e os controladores de volume.

Tela

A tela do Qbex TX420i deixa claro que estamos lidando com um produto de baixa qualidade. Exibindo cores de maneira um tanto opaca, o aparelho possui baixa variação entre seus níveis mínimo e máximo de luminosidade.

A reflexibilidade em ambientes iluminados é grande, o que destaca as marcas de dedos resultantes do uso constante do aparelho. O ângulo de visualização da tela é bom, sendo possível observar facilmente detalhes mesmo quando o tablet está ligeiramente inclinado. A resposta multitoque é razoável, embora o aparelho apresente alguns problemas nesse sentido durante a realização de tarefas pesadas.

Desempenho

Com o processador Intel BayTrail CR Z3737G quad-core de 1,3 GHz e 1 GB de memória RAM, o QBex TX420i oferece uma experiência básica do Windows 8.1 competente. Levando em consideração que estamos lidando com um tablet de entrada, a realização de tarefas ocorre com rapidez e é admirável a versatilidade apresentada.

Jogos relativamente atuais, como The Banner Saga, rodam sem problemas, porém o aparelho engasga um pouco durante a reprodução de alguns títulos tridimensionais, como Sonic Dash. A transição entre aplicativos ocorre de forma rápida, contanto que você esteja usando aplicativos leves. Devido à limitação do hardware do aparelho, ele não é a melhor opção multitarefa caso você pretenda usar softwares mais exigentes.

Benchmarks

Parte do software 3D Mark, o teste Ice Storm Unlimited estabelece comparações diretas entre processadores e GPUs. Entre os fatores que influenciam o resultado final está a resolução do display do aparelho analisado. Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho do produto.

Interface

O tablet aposta na interface convencional do Windows 8.1 para computadores de mesa, o que pode resultar em alguns problemas no modo desktop. O tamanho de tela do aparelho dificulta lidar com as janelas do sistema operacional, o que torna complicado realizar tarefas que exigem precisão.

A vantagem oferecida pela plataforma da Microsoft é o grande número de softwares que podem ser instalados no dispositivo. No entanto, você vai precisar conectar um mouse e teclado através de um hub USB caso deseje explorar todo o potencial de aplicativos que não são adaptados à tela de toque.

Bateria

Durante nossos testes, a bateria do QBex TX420i se revelou uma grata surpresa, especialmente quando se leva em consideração que o aparelho utiliza um sistema que não é voltado exclusivamente a tablets. Ele se provou uma boa opção para a realização de tarefas diárias, exigindo somente uma recarga diária para continuar operando corretamente.

Vale notar que o tempo de uso diminui substancialmente caso você deseje utilizar o dispositivo para a realização de tarefas mais pesadas. Ao reproduzir jogos do Steam, por exemplo, é comum que o gadget precise ser conectado à tomada após poucas horas de uso.

Em nossos testes, o QBex TX420i foi capaz de reproduzir vídeos do Netflix com sua tela ajustada na metade de seu brilho máximo durante 4 horas e 30 minutos. A marca é respeitável quando levamos em consideração as características do produto e o fato de que sua bateria possui somente 3.500 mAh — um valor relativamente baixo para um aparelho da categoria.

Câmera

Mesmo sabendo que uma câmera fotográfica não é parte essencial de um tablet, é difícil não ficar decepcionado com o QBex TX420i nesse quesito. Com um sensor de 2 megapixels, o aparelho registra imagens de baixa resolução repletas de ruídos mesmo em condições de iluminação consideradas boas.

A situação é ainda pior com a câmera frontal de 0,3 megapixel, que sequer possui qualidade suficiente para uma selfie. Assim, esqueça a intenção de usar o tablet como uma câmera caso você deseje obter fotografias com uma qualidade considerada aceitável.

Áudio

Assim como a maioria dos tablets do mercado, o QBex TX420i não acompanha fones de ouvido em sua embalagem. Assim, você vai ter que usar os mesmos acessórios que já utiliza em seu celular ou buscar por outro produto complementar.

Ambas as saídas de som do aparelho estão localizadas na sua parte traseira, próxims à lateral direita. Isso gera alguns problemas quando o dispositivo é usado no modo retrato, já que não é incomum posicionar os dedos de forma a abafar os sons produzidos pelo tablet.

A intensidade de volume máxima do produto é baixa, mas mesmo em seu nível máximo não é possível notar distorções notáveis. Levando em consideração a proposta e as limitações do aparelho, o resultado final acaba sendo bastante razoável.

Vale a pena?

Vamos ser sinceros: mesmo longe de se apresentar como o melhor tablet do mercado, o Qbex TX420i é uma ótima opção quando levamos em consideração seu preço médio de R$ 499. Por esse valor, você leva para casa um dispositivo Windows competente para a realização de tarefas básicas que ainda permite jogar títulos antigos sem grandes problemas.

Porém, se você espera mais do que uma solução simplesmente aceitável para realizar tarefas diárias, pode ser uma boa ideia economizar mais um pouco. As maiores decepções ficam por conta da tela de baixa qualidade e, principalmente, pelas câmeras fotográficas que deixam muito a desejar.

O QBex TX420i é uma boa opção para quem precisa de um tablet versátil, mas não está disposto a realizar grandes investimentos financeiros. Se você pretende usar aplicativos simples e busca a versatilidade oferecida pelo Windows, ele certamente é uma boa escolha. No entanto, se você procura desempenho bruto esse modelo definitivamente está longe de ser a melhor opção do mercado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.