SDK 2.0 do PlayStation 4 é revelado: novidades na PS Eye e gráficos

1 min de leitura
Imagem de: SDK 2.0 do PlayStation 4 é revelado: novidades na PS Eye e gráficos

A Sony Computer Entertainment revelou durante sua apresentação no CEDEC, no Japão, os recursos do SDK 2.0 para PlayStation 4. A atualização serve para acompanhar o firmware 2.0 e fornecer novas tecnologias aos desenvolvedores.

Em agosto de 2014, a Sony havia apresentado uma tecnologia de realidade aumentada (conhecida como PS4 Dynamic Lighting) para corrigir problemas relacionados ao efeito, que não reagia muito bem com fontes de iluminação no mundo real.

Agora, o novo anúncio no CEDEC fala um pouco mais sobre isso e apresenta outros recursos. Acompanhe logo abaixo.

Em ordem cronológica, a Sony apresentou o novo suporte para temas Share Play, seguido do Share Factory e o upload para YouTube. As funções libDepth e Vision Library contêm novidades como reconhecimento e rastreamento de imagem — elas utilizam as lentes da PS Eye para medir distâncias(vírgula) e todo o processo é feito pela placa de vídeo, não pelo processador.

Sobre a câmera, ela também pode reconhecer e rastrear a cabeça e as mãos do usuário mesmo em movimentos mais violentos. A Heterogenous Dual Camera foi apresentada e permite que o usuário mude as configurações de cada lente separadamente, algo especial para fotos e vídeos, pois é possível medir foco e distância da cena.

As novidades também aparecem no reconhecimento de voz PSVR, que foi liberado para desenvolvedores com novas ferramentas, definições e suporte para sete idiomas diferentes.

GPU

O AR Dynamic Lighting, que já havia sido comentado pela Sony, agora foi implementado. Ele traz a habilidade de adicionar sombras realistas para imagens de realidade aumentada.

O uso do processador e da placa gráfica também foi detalhado. Enquanto a CPU é usada para simular objetos que requerem um controle preciso, pois estão envolvidos com a lógica do game, a GPU permite simulações em grande escala de objetos que não estão envolvidos diretamente com a lógica — e ambos são usados ao mesmo tempo.

Essas implementações de grande escala da placa de vídeo podem ser feitas, por exemplo, com corpos rígidos, algo que normalmente demanda muito poder de processamento. Com essas melhorias apresentadas, a velocidade é aumentada em 10 vezes. Além disso, a Sony demonstrou a capacidade da GPU de demonstrar colisões contínuas e cálculos de colisões futuras.

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.