PS4: como configurar o PS Vita para jogatina remota e segunda tela

2 min de leitura
Imagem de: PS4: como configurar o PS Vita para jogatina remota e segunda tela

O controle remoto via PS Vita prometido pela Sony já funciona plenamente junto ao PlayStation 4. E, além de servir como controlador alternativo ao DualShock 4, o portátil funciona ainda como uma segunda tela para determinados jogos. A proposta, apesar de não ser completamente original, é ao menos curiosa. E que tal então fazer a popular plataforma móvel corresponder-se com o mais novo console da companhia japonesa? Acompanhe estas dicas e faça seus próprios testes.

Mas para que seu PS Vita possa ser emparelhado a um PS4, alguns requisitos devem ser atendidos. Dessa forma, antes de seguir os passos descritos por este tutorial, certifique-se de verificar estas condições:

  • Ambos os consoles (PS Vita e PS4) devem estar conectados a uma mesma rede de internet;
  • Seu PS Vita está atualizado com o firmware 3.00, certo? Não? Pois o faça agora!
  • Certifique-se de fazer seu login na PSN com a mesma conta também nas duas plataformas;
  • Prefira deixar seu PS4 conectado a um cabo ethernet; e
  • Mantenha seu PS Vita próximo à fonte do sinal WiFi.

Visto isso, é finalmente hora de descobrir como fazer do PS Vita um controle remoto ou segunda tela do PlayStation 4. Acompanhe:

Passo 1 – Ajustes no PS4

Acesse, em seu PlayStation 4, o menu “Settings” (“Ajustes”). Navegue por ele e desça até a opção “PS Vita Conection Settings” (“Ajustes de conexão para o PS Vita”). Ao acessar este campo, duas opções poderão ser ativadas. Em nosso caso, será suficiente marcar a caixa “Enable Remote Play” (“Ativar Controle Remoto”).

Ajuste, primeiramente, seu PS4. (Fonte da imagem: Reprodução/Technologytell)

 Aperte então a opção “Add Device” (“Adicionar Dispositivo”) e note que, na tela seguinte, um código numérico vai ser exibido. Deixe a tela aberta e parta agora para a segunda fase de configurações. E atenção: não feche a tela aberta em seu PlayStation 4; a sequência de números mostrada deverá ser inserida em seu portátil.

Lembre-se: o login na PSN deverá ser o mesmo em ambas plataformas. (Fonte da imagem: Reprodução/Technologytell)

Este código deverá ser usado em um segundo momento. (Fonte da imagem: Reprodução/Technologytell)

Passo 2 – Agora em seu PS Vita

Lembre-se: para que a interface mostrada pela imagem abaixo possa ser acessada, seu portátil deverá estar atualizado com o firmware 3.00. Acontece que o upgrade acrescenta ao PS Vita a opção “PS4 Link” – botão que deverá ser usado agora, nesta etapa.

Seu PS Vita está atualizado com o firmware 3.00, certo?! (Fonte da imagem: Reprodução/Technologytell)

Uma vez ativado o “PS4 Link”, duas opções serão exibidas pelo mobile da Sony; você poderá usar o PS Vita tanto como controle remoto quanto como segunda tela para jogos. Toque sobre a opção que melhor atende às suas vontades e insira, na tela seguinte, a sequência numérica exibida por seu PS4.

Selecione uma das duas funções. (Fonte da imagem: Reprodução/Technologytell)

Aperte a opção “Register” (“Registrar”) e aguarde alguns segundos. Conforme já mencionado, o tempo consumido pela conexão e a qualidade de resposta dos controles entre PS Vita e PS4 estão diretamente relacionados à qualidade do seu sinal de internet (prefira ligar o PlayStation 4 em um cabo e mantenha o portátil próximo à antena de seu roteador).

Insira seu código nesta tela. (Fonte da imagem: Reprodução/Technologytell)

Pronto! Finalizada a conexão, seu PS Vita já poderá funcionar como controle remoto ou como segundo tela (somente a jogos que suportam esse recurso, é claro) junto ao seu PS4.

Aguarde o estabelecimento da conexão e pronto! (Fonte da imagem: Reprodução/Technologytell)

Alguma dificuldade lhe aporrinhou durante o emparelhamento entre plataformas? Pois acompanhe então o vídeo postado abaixo e veja como essas etapas funcionam na prática.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.