PS4: como ligar o console em Modo de segurança

3 min de leitura
Imagem de: PS4: como ligar o console em Modo de segurança

O Safe Mode (Modo de segurança), opção comum de inicialização oferecida por diversos sistemas operacionais, está também presente no PlayStation 4. Este recurso, além de permitir a definição de atualizações e de ajustes de resolução do console, pode ser usado como uma forma alternativa de resolução de problemas: se o PS4 apresentar erros ao iniciar, pode ser que “zerar” algumas preferências do sistema ajude o video game a respirar leve novamente.

Iniciando o PS4 em Safe Mode

Atenção: recomenda-se que o Safe Mode seja explorado somente por usuários íntimos a esta forma de inicialização. Se determinados ajustes forem indevidamente alterados, pode ser que certos dados de usuários sejam automaticamente deletados. Se você desejar então prosseguir e ligar de fato seu console em Modo de segurança, siga este rápido tutorial ou assista ao vídeo postado logo acima.

Passo 1 – Desligue o console

Segure o botão “Power” do PS4 até que o video game seja desligado. A luz azulada do console vai piscar algumas vezes, e somente depois disso é que a finalização completa será concluída.

Passo 2 – Ouça os dois “beeps”

Pressione novamente o botão “Power” do PlayStation 4 até que dois “beeps” (desconsiderando o alerta de início) sejam ouvidos: o primeiro será emitido logo após a inicialização do console; depois de sete segundos, o segundo “beep” vai ser ouvido.

Passo 3 – Conecte seu DualShock 4

Antes de acessar de fato a tela do Safe Mode, você terá que conectar seu DualShock 4 ao video game. Nesta etapa, a seguinte mensagem deverá ser exibida por sua TV: “Connect the DUALSHOCK 4 using the USB cable, e then press the PS button”. Ligue o joystick ao PS4, pressione o botão PS e acesse, por fim, o Modo de segurança de seu console.

Opções do Safe Mode

Sete opções de ajustes de configurações serão exibidas pelo Safe Mode. E, novamente, fique atento: faça alterações somente se extremamente necessário.

Tela do Safe Mode. (Fonte da imagem: Reprodução/PlayStation)

Apague toda a informação do disco rígido, elimine dados e definições de usuários ou até mesmo restaure as configurações de fábrica do PS4 por meio de alguns destes comandos:

  • 1. Restart System: encerra o Safe Mode e reinicia o PS4 normalmente;
  • 2. Change Resolution: altera a resolução do PS4 para 480p assim que o console for reiniciado;
  • 3. Update System Software: autoriza o PS4 a fazer atualizações de software via internet, drive USB ou por meio de mídia física (CD);
  • 4. Restore Default Setting: repõe as configurações do PS4 para as originais de fábrica sem perda de preferências;
  • 5. Rebuild Database: procura um drive e cria uma nova base de dados para todo o conteúdo. O tempo desta operação varia de acordo com a quantidade de itens armazenados pelo console;
  • 6. Initialize PS4: importante — todos os dados e preferências são apagados por este processo. Executar este passo é fazer com que o video game retorne à forma original de fábrica (sem alteração alguma de software — o firmware, porém, permanece armazenado no sistema); e
  • 7. Initialize PS4 (Reinstall System Software): importante — esta é outra das opções mais delicadas do Safe Mode. Se restaurar o sistema por meio das opções 4, 5 ou 6 não resolver seus problemas, toda a informação do PS4 poderá ser então apagada. Use este recurso apenas se você estiver disposto a perder todos os seus dados – incluindo o sistema de software. Para que esta ação seja executada, uma unidade USB com o software do PS4 deverá estar conectado ao console.

Problemas ao acessar o Safe Mode

Um problema na linha de montagem do console ocorrido na fábrica de Foxconn fez com que os discos rígidos de algumas unidades do PS4 não fossem devidamente encaixados. Ao fixar o componente junto às outras peças de hardware, um parafuso acabou não sendo incluído – o que pode gerar, portanto, mau contato e eventuais falhas no console.

Disco rígido frouxo pode não permitir a inicialização do Safe Mode. (Fonte da imagem: Reprodução/Cheats)

Se você não conseguir acessar o Safe Mode em seu PS4, procure uma assistência técnica autorizada e verifique se o tal parafuso não está faltando nas bordas do HDD — pode ser que a adição da pequena peça resolva eventuais problemas de ativação do Modo de segurança de seu PS4.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.