O futuro chegou: prótese mecânica já é tão precisa quanto uma mão de verdade [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: O futuro chegou: prótese mecânica já é tão precisa quanto uma mão de verdade [vídeo]

Durante anos, a ficção científica nos mostrou que é possível ter braços biônicos tão reais quanto os naturais. Quem nunca ficou impressionado com as mãos robóticas de Arnold Schwarzenegger em “O Exterminador do Futuro” ou com a prótese utilizada por Luke Skywalker em “Star Wars – Episódio V: O Império Contra-Ataca”? Pois estamos realmente muito próximos de reproduzir isso também fora da telona.

A Bebionic — empresa especializada nesse tipo de produto — apresentou seu novo modelo de mão biônica, criativamente batizado de Bebionic3. No entanto, o que falta em imaginação para criar um nome legal, sobra em funcionalidade e precisão. Diferente de outros produtos do gênero oferecidos até agora, a novidade consegue reproduzir movimentos de maneira incrivelmente realista, ou seja, da mesma forma que qualquer pessoa faz.

Como pode ser visto no vídeo acima, a prótese consegue realizar qualquer tipo de ação sem apresentar dificuldades ou problemas. Abrir e fechar as mãos funciona de maneira bastante natural, assim como controlar os dedos individualmente — algo fundamental para atividades corriqueiras, como digitar ou simplesmente apontar em determinada direção.

O mais impressionante, porém, é o fato de que, com a Bebionic3, a pessoa pode realizar tarefas delicadas que, até então, usuários de mãos mecânicas não conseguiam fazer com precisão. É o caso de segurar e quebrar ovos, abrir uma garrafa e até mesmo pegar uma caneta e escrever com toda a naturalidade do mundo.

Além disso, segundo a companhia, a prótese se destaca por oferecer nada menos do que 14 tipos de pontos de articulação, o que permite movimentos variados e mais complexos. Além disso, o produto ainda acompanha uma luva especial que reproduz a pele humana, para fazer com que a peça fique ainda mais realista.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.