Todas as dicas para fazer a compra certa na Black Friday

4 min de leitura
Imagem de: Todas as dicas para fazer a compra certa na Black Friday

Quando o frio começa a vir com toda a força nos Estados Unidos, chega o momento em que as pessoas se reúnem com seus familiares e amigos para agradecer e celebrar o Dia de Ação de Graças – um dos feriados norte-americanos mais famosos.

Juntamente com essa data especial, vem também um evento que é marcado pelos preços baixos, por ofertas que chegam a ser absurdas e por muito tumulto nas lojas dos Estados Unidos. Esse dia é chamado de Black Friday, que ocorre sempre na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças.

(Fonte da imagem: iStock)

Não se sabe exatamente como essas promoções começaram a se promover, mas, se você quiser conhecer um pouco mais sobre a história, acesse nosso artigo especial relacionado ao assunto. O que se sabe é que essa ideia tomou conta de vários países pelo mundo todo, sendo que as promoções deixaram de acontecer apenas nas lojas físicas para serem apresentadas também no comércio virtual.

Brasileiros também podem aproveitar

No Brasil, essa moda também pegou, e pela terceira vez o país vai à loucura com os descontos insuperáveis proporcionados pela Black Friday. A partir da 00h desta sexta-feira, 23, várias lojas estão prometendo lançar promoções imperdíveis relacionadas a diversos produtos – como eletrodomésticos, eletrônicos, livros, CDs e games.

Neste artigo, você confere os sites onde deve procurar e também aprende como aproveitar as ofertas da melhor forma, sem se deixar enganar por falsos descontos. Confira algumas formas de encontrar promoções e garantir uma boa economia neste final de ano.

Conjuntos de lojas em um só lugar

Para facilitar a vida do consumidor, alguns sites funcionam como aglomeradores das lojas que vão participar da Black Friday brasileira. Essas páginas listam todas as mercadorias ofertadas pelas empresas cadastradas, para que você tenha acesso às promoções de forma rápida. São três os serviços que atuarão com bastante evidência neste evento: Busca Descontos, Dark Friday e SaveMe.

Busca Descontos – o site conhecido por apresentar as melhores ofertas para os internautas reuniu mais de 40 lojas e empresas prestadoras de serviços com promoções especiais para esta Black Friday. Algumas das marcas participantes são Walmart, Magazine Luiza, Submarino, Centauro e FNAC.

(Fonte da imagem: Busca Descontos/Black Friday Brasil)

A promessa feita pelos administradores do Busca Descontos é que serão oferecidos produtos com até 70% de descontos, mas apenas para as pessoas que tenham se registrado no site para receber o encarte de promoções. Para fazer isso, basta acessar a página e inserir os dados requeridos nos campos do cadastro mostrado na parte superior da tela. Clique aqui para acessar a página do Busca Descontos.

Dark Friday – assim como acontece com o site mostrado anteriormente, o Dark Friday também pede para que você cadastre seu nome juntamente com um endereço de email válido. A partir desse registro, uma senha é enviada para que você seja capaz de acessar as ofertas especiais.

(Fonte da imagem: Dark Friday/Black Friday Brasil)

A quantidade de lojas participantes é consideravelmente menor se comparada com os parceiros apresentados pelo Busca Desconto: um pouco mais de dez empresas, como Ponto Frio.com, Extra.com.br, Casas Bahia e Saraiva. Clique aqui para acessar a página do Dark Friday.

SaveMe – o serviço famoso por trazer as mais variadas ofertas lançadas por sites de compra coletiva, como Peixe Urbano, ClickOn e Click Cupom, traz uma lista com um pouco mais de 20 empresas participantes para esta Black Friday. Nesta seleção, além de lojas famosas, também estão inclusos sites de cupons (como os três citados acima), que apresentam promoções ainda mais surpreendentes nesta data especial.

(Fonte da imagem: SaveMe/Black Friday Brasil)

Para ter acesso às diversas ofertas publicadas no site, também é preciso fazer um cadastro, inserindo seu nome, endereço de email e cidade onde mora. Fazendo isso, você pode visualizar promoções exclusivas, além de ser um dos primeiros a receber a lista completa com todos os produtos com descontos de até 90%. Clique aqui para acessar a página do SaveMe.

Empresas com ofertas exclusivas

Assim como mostrado no item anterior, algumas marcas preferiram se juntar e mostrar todos os seus produtos em ofertas reunidas em aglomeradores. Entretanto, nem todas as empresas foram adeptas a isso, algumas preferiram oferecer promoções em suas próprias páginas.

(Fonte da imagem: Walmart/Black Friday Brasil)

Como é o caso da Apple, que preparou uma página especial para divulgar ofertas a partir da zero hora desta sexta-feira, garantindo frete grátis para todo o país. Outra empresa a seguir o mesmo exemplo é o Walmart, que lançou uma página com contador regressivo para aproveitar o embalo do evento.

Ambas as marcas também participam de sites aglomeradores, mas oferecem promoções exclusivas em seus sites. Vale a pena perder algumas horas de sono e aguardar 00h para conferir a economia que as empresas tanto têm a oferecer para os seus fiéis consumidores.

Como não ser enganado com descontos falsos

Em megapromoções como as que acontecem durante a Black Friday, é comum encontrarmos reduções de preços absurdas – e que nem sempre são completamente verdadeiras. Nesses casos, às vezes você pode achar um produto que o site indica estar com 70% de desconto, por exemplo, mas na realidade o preço baixou apenas cerca de uns 40%.

Histórico de preços de um iPhone 4S (Fonte da imagem: Reprodução/Baixou)

Isso acontece porque algumas empresas tendem a aumentar o valor “antigo” da mercadoria, para tornar maior o comparativo com o preço atual. Com a finalidade de evitar que você caia em uma pegadinha dessas, indicamos os sites JáCotei e Baixou para fazer uma pesquisa do histórico de custos dos produtos, permitindo que você saiba se ele está realmente barato ou se a oferta não passa de ilusão.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.