Project Ara: novo protótipo, testes no Porto Rico e lançamento em 2015

1 min de leitura
Imagem de: Project Ara: novo protótipo, testes no Porto Rico e lançamento em 2015

Durante a apresentação da segunda edição do Project Ara Developers Conference, a Google revelou vários detalhes novos sobre o seu projeto de smartphone modular. Mesmo com a previsão de chegada até o final do mês de janeiro de 2015 – ou seja, daqui a alguns dias –, a companhia se mostrou bastante à vontade ao falar sobre as novidades dessa sua ambiciosa ideia.

O destaque da apresentação foi, sem dúvidas nenhuma, o novo protótipo do smartphone modular. Batizado de Spiral 2, o dispositivo teve a quantidade de espaços disponíveis para o acoplamento de novos módulos aumentada, o que abre novas possibilidades para quem deseja desenvolver para esse projeto. Além disso, a companhia também disponibilizou as especificações técnicas de referência, algo que pode não representar exatamente as configurações definitivas do aparelho (principalmente porque ele é modular).

Especificações técnicas de referência

  • Resolução da tela: 1280x720 pixels (HD)
  • Processador: Marvell PXA 1928 ou NVIDIA Tegra K1
  • Conectividade: WiFi, Bluetooth, 3G, 4G
  • Sensores: luminosidade e proximidade
  • Câmera traseira: 5 megapixels

Especificações técnicas de referência.

Período de testes no... Porto Rico?

Durante a apresentação, a Google confirmou que vai iniciar os testes do Project Ara com os consumidores do Porto Rico, país localizado no mar do Caribe e que possui estreita relação com os Estados Unidos.

Segundo a companhia, a escolha do Porto Rico deu-se por causa de três fatores: a diversidade de pessoas que usam smartphones, a grande quantidade de operadoras de telefonia (Claro, OpenMobile, T-Mobile, Sprint, MVNOs, AT&T) e o fato de o celular ser o principal meio de acesso a internet no país.

Project Ara.

Planos para o Project Ara

A Google também revelou os planos para o Project Ara. E a data de lançamento oficial também foi entregue aos consumidores, apesar de não ser muito precisa: final de 2015.

A empresa também espera que o Spiral 3, sucessor do protótipo recentemente anunciado, seja capaz de competir de igual para igual com os principais smartphones do mercado. Esse dispositivo será capaz de acomodar entre 20 e 30 módulos, e sua data de lançamento está programada para o segundo trimestre de 2015.

Planos para o futuro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.